É designer profissional? Então vai adorar este artigo. Isto porque vamos acabar de vez com as dúvidas entre as ferramentas “Expandir”, “Expandir aparência” e “Criar Contornos”, do Adobe Illustrator.

À primeira vista, parecem fazer exactamente o mesmo, mas não é bem assim. Cada uma tem uma tarefa distinta, para ocasiões também elas distintas.

Vamos então por partes.

images_Expandir, expandir aparência, e criar contornos

Qual a diferença entre Expandir, e Expandir Aparência?

Expandir é usado para converter distorções de envelope, mesclagens e traçados em curvas.

Suponhamos que é aplicada uma mesclagem a um determinado objecto. Caso esse objecto seja redimensionado ou deslocado, irá afectar toda a mesclagem. Se aplicarmos a expansão do objecto, então todo o efeito será convertido em curvas, e não será mais editável.

Expandir Aparência trata de expandir exclusivamente os efeitos do painel Aparência. Ou seja, todos os efeitos criados através do menu “Efeitos”. Antes de se aplicar este procedimento, os efeitos são editáveis, e alteração no objecto altera também o efeito. Após se expandir a aparência passam a ser considerados como curvas vectoriais.

Resumindo, Expandir Aparência converte efeitos do painel Aparência em curvas e Expandir converte todos os restantes efeitos.

Qual a diferença entre Expandir e Criar Contornos?

Antes de passar para a explicação propriamente dita, é necessário explicar que o Adobe Illustrator conta com mais de 30 anos de existência, e mais de 2 dezenas de versões. A cada versão são adicionadas funcionalidades e ferramentas, e muitas delas acabam por fazer o mesmo, ou algo muito semelhante. É o caso da ferramenta Expandir e Criar Contornos.

Existe apenas uma pequena diferença entre ambas. Criar Contornos está disponível apenas para texto, enquanto que Expandir está disponível para texto e qualquer outro objecto vectorial.

Expandir Aparência

Para exemplificar a ferramenta Expandir Aparência é necessário em primeiro lugar aplicar um efeito do menu “Efeitos” a determinado objecto.

No nosso exemplo criámos um círculo, com traçado e preenchimento, e aplicámos o efeito zigzag. Note que poderíamos ter escolhido qualquer outro.

Após ser aplicado o efeito, essa informação fica disponível no painel Aparência. O traçado do objecto passa a não ser circular, mas sim em forma zigzag. Apesar disso, quando seleccionamos o objecto, a selecção (linha a azul) é circular. Isto porque o que visualizamos é um efeito editável e não o traçado real.

images_Expandir aparência no Illustrator

Caso se pretenda transformar esse efeito num objecto real, então deveremos Expandir Aparência. São criados dois objectos distintos. Um com o  (com espessura de linha editável), e outro com o preenchimento, com a mesma forma.

Expandir

A ferramenta Expandir converte em curvas todos os outros efeitos, e ainda texto e s. Suponhamos que o nosso objecto inicial é uma mesclagem. Ao editarmos um dos objectos iniciais os objectos resultantes da mesclagem sofrem também alterações.

images_Expandir no Illustrator

Após Expandir o objecto o efeito é convertido em curvas, e não é mais editável. O traçado também se transforma em curvas, e o preenchimento e traçado passam a ser 2 objectos distintos.

Criar Contornos

Tal como indicado anteriormente, o resultado da ferramenta Criar Cotornos é em tudo idêntica à ferramenta Expandir. No entanto é apenas possível ser aplicada a texto.

Isto é especialmente relevante quando se pretenda enviar determinado ficheiro Ai, para outro computador. Caso o outro computador não possua todas as fontes presentes no documentos, a arte gráfica não será apresentada correctamente. Após criar contornos o texto passa a não ser editável, e caso seja necessário abrir o ficheiro Illustrator noutro computador, o texto será apresentado fidedignamente.

Criar Contornos no Illustrator

Criar Contornos está disponível através de clique no botão direito do rato sobre o texto, e escolhendo a opção “Criar Contornos”.

Gostou deste artigo e quer ler mais sobre dicas e tutoriais de Adobe Illustrator? Visite o nosso blog. Temos disponível uma colecção de artigos extensa e detalhada útil para designers gráficos e não só.

Caso pretenda dar forma às suas ideias, já sabe, na Webnial Gráfica Online podemos ajudar.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade