Nos vários artigos do nosso blog já abordámos diversas ferramentas e técnicas do Adobe Illustrator em tutoriais passo a passo. Neste artigo abordaremos o painel de Camadas. Trata-se de uma funcionalidade que apesar de não ter um impacto directo no aspecto da arte gráfica, é importante por uma questão de organização, rapidez e eficiência do trabalho de design.

É comum, em desenho vectorial, possuímos vários elementos sobrepostos. O painel Camadas no Illustrator fornece uma visão clara da ordem desses mesmos elementos. Possibilita não só a sua reorganização, como ocultar, bloquear ou eliminar determinado elemento com facilidade.

camadas no Illustrator guia completo

Passemos então à acção.

Mostrar o painel de Camadas no Illustrator

Em primeiro lugar será necessário certificarmo-nos que o painel Camadas está visível.

Caso não esteja, é possível adicioná-lo através do menu “Janela” e de seguida escolhendo “Camadas”. Em alternativa, caso esteja disponível na barra lateral do Illustrator, basta clicar no ícone.

Visualizar e ocultar Camada

Várias são as ocasiões em que é necessário ocultar uma camada, temporariamente, não a eliminando. No painel Camadas isso é possível com a penas um clique. Basta seleccionar a camada ou camadas pretendidas, e clicar sobro o ícone olho,

ocultar camada, grupo ou objecto

Bloquear Camada

Na criação de uma arte gráfica com vários elementos pode ser necessário bloquear determinados elementos de forma a não se moverem acidentalmente. Isto pode ser feito facilmente através do painel de Camadas.

bloquear camada, grupo ou objecto

Basta seleccionar a camada que se pretende bloquear (com o cursor directamente no elemento, ou seleccionando a camada correspondente no painel).

Seleccionar camada no painel

Quando vários elementos estão sobrepostos, seleccionar o elemento pretendido pode ser uma tarefa árdua, uma vez que pode não estar directamente acessível ao cursos, sendo necessário alterar a ordem dos elementos para chegar até ao objecto pretendida.

O painel Camadas permite simplificar esta tarefa, e permite que se seleccione directamente o objecto pretendida sem necessidade de estar acessível no espaço de trabalho.

Organizar Camadas

A principal vantagem das Camadas é a organização da arte, de forma a que todo o processo de design gráfico seja mais rápido e eficiente.

organizar camadas

É possível organizar camadas hierarquicamente, sendo os elementos agrupados por grupos. Adicionalmente, e não menos importante, é possível alterar o nome de cada grupo e cada camada. Isto é especialmente importante para identificar a camada que se pretende manipular, caso contrário seria uma tarefa complicada, principalmente em trabalhos mais complexos.

Camadas com efeitos

É possível também verificar no painel aparência todos os elementos gráficos que têm associado algum tipo de efeito, como sombra, difusão, brilho interno, etc. Quando na coluna de destino o círculo se encontra preenchido, significa que tem um efeito associado.

grupo ou objecto com efeito

Quando se encontra não preenchido, significa que não tem qualquer efeito associado.

Alterar ordem dos objectos

Como já indicado anteriormente, é possível alterar a ordem dos objectos directamente no painel camadas, o que permite uma maior rapidez e comodidade na realização desta tarefa. Para tal, basta pressionar o objecto correspondente, e arrastar para cima (para trazer o objecto para a frente), ou para baixo (para colocar determinado objecto atras de outros).

Mover um objecto para outra camada

À semelhança da troca de ordem dos objectos é possível também enviar objectos para outra camada arrastando os elementos do painel Camadas. Apesar de não ter um efeito visível na área de trabalho é essencial para uma maior organização da arte gráfica e rapidez e proficiência do trabalho do designer gráfico.

Localizar objectos

Para localizar objectos no painel Camadas basta seleccionar esse mesmo objecto na área de trabalho e clicar no ícone lupa. Automaticamente será aberta a hierarquia de grupos de forma a mostrar esse mesmo elemento.

localizar objecto

Esperamos que este artigo tenha sido útil, e que possa trazer proveitos ao nível do domínio do painel Camadas no Illustrator. Se tem dicas ou sugestões sobre artigos de design gráfico entre em contacto connosco. Caso pretenda dar forma às suas ideias contacte-nos, a Webnial Gráfica Online efectua a produção de todo o tipo de trabalhos gráficos, desde cartões de visita, autocolantes personalizados, flyers, cartazes, e muito mais.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade