Neste tutorial iremos demonstrar como tirar partido da caixa delimitadora no Illustrator, poupando tempo e tornando algumas tarefas mais simples. Iremos também explicar como recuperá-la, caso a tenha ocultado por lapso.

A caixa delimitadora do Illustrator desapareceu?

Se é designer gráfico, ou simplesmente entusiasta de desenho vectorial decerto que conhece o Adobe Illustrator. Criado em 1987, tornou-se uma referência no design vectorial, sendo uma ferramenta crucial para criar logotipos, cartões de visita, autocolantes personalizados, flyers e outros materiais gráficos.

Como se trata de uma ferramenta muito completa, que foi sendo actualizada ano após ano, existem dicas e truques escondidos ou menos conhecidos, que podem facilitar a forma como realiza cada tarefa. Ora, a caixa delimitadora é um desses casos.

O que é a Caixa Delimitadora do Illustrator

Ao criar um objeto no Illustrator irá deparar-se com um retângulo em redor do objeto que criou, este retângulo é a Caixa Delimitadora. Basicamente é uma forma retangular em torno de uma imagem, de uma forma ou de um elemento de texto, e que faz com que seja possível arrastar, mover, transformar, girar ou redimensionar objectos.

Dimensionar objetos com a caixa delimitadora

1. Crie um objeto no Illustrator

Neste passo deve criar um objeto no Illustrator ou carregar um elemento à sua escolha, neste exemplo decidimos utilizar uma forma geométrica com a ferramenta Forma, mas pode também criar um objeto com a ferramenta Caneta ao unir pontos individualmente. Quaisquer das opções que escolha irão automaticamente ver uma caixa delimitadora a rodear o seu objeto.

Forma geométrica criada no Illustrator

2. Rodar e Dimensionar

2.1. Rodar

A caixa delimitadora permite a rotação do objecto. Ao passar a seta do cursor junto aos quadrados da caixa delimitadora, irá surgir uma seja curva. Basta pressionar o botão direito do rato, e arrastar no sentido da rotação pretendida.

Como girar elementos no Illustrator

2.2. Dimensionar

À semelhança do procedimento de rotação, é também possível aumentar ou diminuir determinado objecto através da caixa delimitadora. Para isso, deve sobrepor o cursor a um dos quadrados da caixa delimitadora, clicar o botão direito do rato e de seguida arrastar.

dimesionar com caixa delimitadora

A caixa delimitadora do Illustrator desapareceu?

Por vezes com a frequência do uso de atalhos do teclado clicamos em combinações de teclas acidentalmente e surgem problemas que não sabemos como resolver.
Um dos casos mais clássicos deste tipo de incidentes é a caixa delimitadora deixar de funcionar ou desaparecer. Sem esta ferramenta é praticamente impossível efetuar ações com as demais ferramentas já que ficamos sem pontos de escala para dimensionar ou transformar objetos. Para resolver o problema deve voltar a ativar a caixa delimitadora a partir do atalho do teclado CMD + SHIFT + B (Mac) ou CTRL + SHIFT + B (Windows). Outra forma de o fazer é acedendo ao painel superior e na opção “Exibir” selecionar a opção “Mostrar caixa delimitadora”.

Como ativar a caixa delimitadora no Illustrator

Pode consultar outros artigos e tutoriais sobre design ou softwares e plataformas de design gráfico no blog da Webnial Gráfica Online. Caso pretenda imprimir as suas peças gráficas com qualidade superior e a preços competitivos pode pedir um orçamento personalizado a partir do email disponível na página contactos do website, ou se o produto está disponível no site pode encomendar diretamente a partir da página de produtos.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 31 de dezembro!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade