Em design gráfico os pormenores fazem toda a diferença. E há um especialmente relevante: a cor. E este artigo é sobre como converter as artes gráficas em CMYK no Illustrator, e o porquê de o fazer.
Que modo de cor deve utilizar para impressão?
Se o seu propósito é produzir uma arte para fins digitais, então o correto será escolher o modo de cor RGB, já que este modo de cor é o mais indicado para esse fim.
Por outro lado, se o objectivo é a impressão, então o mais correcto é optar pelo modo de cor CMYK.
Telas digitais utilizam o sistema de cor RGB, ao passo que em impressão o sistema padronizado é CMYK. Para explorar este tema com maior detalhe pode consultar o nosso outro artigo sobre diferenças entre RGB e CMYK.
Mas então coloca-se a seguinte questão “se o design gráfico é criado em computadores (telas digitais – RGB), como garantimos que a cor impressa será a mesma (CMYK)?”.
Em bom rigor as cores apresentadas Illustrator não são CMYK, mas sim uma simulação de cores CMYK. Ou seja, as cores são convertidas através de software, de forma a corresponderem com um grau de precisão elevado, às cores impressas.
Como converter para CMYK no Illustrator?
Converter o modo de cor do documento
Em primeiro lugar, depois de criar um documento, deve aceder ao menu “Arquivo” e ir escolher “Modo de cor do documento”. De seguida basta alterar o modo de cor para “Cor CMYK” como é exemplificado na imagem abaixo. Depois deste passo, acabou de converter o documento em CMYK no Illustrator.
Dica extra: converter perfil de cor
Não confundir perfil de cor com modo de cor. O modo de cor, tal como indicado anteriormente é a “tecnologia” que permite a apresentação de cor (se as cores são obtidas através de RGB ou CMYK). O perfil de cor são pequenos ajustes na cor que variam consoante os equipamentos de impressão.
Caso pretenda uma impressão o mais precisa possível a nível de cor, deve solicitar esta informação junto da gráfica que irá efectuar as suas impressões. Por norma, o perfil mais utilizado é o FOGRA27 e FOGRA39 para impressões de alta qualidade, visto que permite maior carga de cor, e consequentemente cores mais vivas.
Para atribuir o perfil de cor, no menu “Exibir” deve escolher a opção “Atribuir Perfil…”, que irá abrir uma janela de parametrização. À posteriori apenas tem de escolher o perfil correcto e clicar “OK”.
Note que o perfil de cor é uma opção que permite uma maior fidelidade de cor entre o computador e equipamentos de impressão. Recomendamos sempre que seja configurada esta opção, principalmente em trabalhos em que se pretenda uma correspondência de cores o mais exacta possível.
Se tem dúvidas e pretende imprimir a sua peça gráfica pode entrar em contacto com a Webnial Gráfica Online para esclarecer todas as suas dúvidas, seja por telefone (chamada gratuita, email ou pelo chat do site). Se pretende encomendar os seus trabalhos gráficos com a melhor qualidade, conte connosco e todo o nosso know-how. Se gostou deste artigo consulte o blog para mais tutoriais, dicas e curiosidades sobre design gráfico.