Em 1985, quando o Adobe Illustrator foi lançado, não tinha como objectivo criação de publicidade, nem tão pouco design editorial. Inicialmente era um software destinado exclusivamente à criação de tipos de letra e logótipos. O facto é que evoluiu e actualmente o Illustrator é um software extremamente versátil que conta com ferramentas e funcionalidades que foram sendo acrescentadas ao longo dos anos, uma delas é a capacidade de trabalhar em múltiplas pranchetas.

Como adicionar pranchetas no illustrator-e mais 3 dicas extra

E o que são pranchetas?

Pranchetas são o espaço gráfico visível na impressão. Por exemplo, se se pretende imprimir uma brochura, então as pranchetas representam as páginas. No caso de se pretender imprimir cartões de visita, as pranchetas representam a frente e o verso do cartão.

Exemplo de prancheta
Exemplo de prancheta

Conhecer correctamente os aspectos básicos das pranchetas é essencial a qualquer designer gráfico.

Como criar pranchetas num documento novo no Illustrator?

É possível, na fase de criação do documento, definir a dimensão e número de pranchetas desejada. Para isso, no lado direito da janela “Novo Documento”, deverão ser alterados os respectivos valores.

Novo documento

Tomámos como exemplo uma brochura A4 de 12 páginas. Devemos então seleccionar o formato “A4” e no número de pranchetas introduzir o número 12.

Clicando em criar surge a área de trabalho do Illustrator com as opções que foram configuradas.

Múltiplas pranchetas

Opção avançada:

Em design gráfico, e principalmente em design editorial é muito importante manter a organização do espaço de trabalho. O Illustrator permite configurar o distanciamento entre pranchetas e o número de colunas pretendida. Para isso, na criação do novo documento, no canto inferior direito clica-se na opção “Mais Configurações”.

Mais configurações

Surgirá uma nova janela com mais opções, entre as quais o espaçamento entre pranchetas, organização e número de colunas.

Como adicionar pranchetas num documento já existente?

Existem inúmeras situações em que é necessário adicionar pranchetas num documento já existente. Para isso basta clicar no ícone “Ferramenta Prancheta” (ou através do atalho Shift + O), e clicar no topo da janela no ícone “Nova Prancheta”.

Adicionar prancheta

Ao adicionar uma prancheta esta pode não ficar exactamente no local que se pretende. Para alterar a sua posição basta clicar em cima desta e arrastar.

Em alternativa, clicando em “Reorganizar tudo”, na barra superior, é aberta uma janela com opções de orientação, espaçamento e número de colunas

Dicas extra:

Alterar nome

Como Alterar o nome de uma prancheta?

Para alterar o nome de uma prancheta, basta clicar no ícone “Ferramenta Prancheta” e alterar o campo “Nome” na barra superior.

Alterar nome prancheta

Como Alterar o nome de várias pranchetas em simultâneo?

É possível alterar o nome de várias pranchetas simultaneamente. Isto é especialmente importante para publicações de muitas páginas, onde se acaba por poupar bastante tempo.

Alterar o nome de multiplas pranchetas

Suponhamos que se pretende alterar o nome das pranchetas para “Página”. Então, voltando ao ícone “Ferramenta Prancheta”, selecciona-se todas as pranchetas, e altera-se o campo “Nome” para “Página”. Automaticamente o nome das várias pranchetas são alterados para “Página-1”, “Página-2”, “Página-3”, etc.

Mover pranchetas

A movimentação das pranchetas pode ser feita de forma livre. Isto é útil nos casos em que se pretende reorganizar o espaço de trabalho manualmente.

prancheta com arte gráfica
Exemplo de prancheta com arte gráfica

Como mover prancheta com arte final?

Ao mover a prancheta por predefinição a arte gráfica é também movida juntamente com a esta. Ou seja, ao arrastar a prancheta para outro sítio da área de trabalho, o seu conteúdo é também ele arrastado.

prancheta arte final fixa

Como mover prancheta sem arte final?

Pode ser interessante movimentar pranchetas sem arrastar conjuntamente a arte gráfica. Isso é possível fazer, desselecionando o botão “Mover/copiar arte final com prancheta”.

prancheta arte final livre

 

Esperamos que este artigo lhe tenha sido útil. Este, e muitos outros recursos sobre Adobe Illustrator, tutoriais e dicas estão disponíveis gratuitamente no nosso blog. Visite e confira.

Caso tenha alguma dúvida ou questão entre em contacto connosco. A Webnial Gráfica Online está disponível para ajudar.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade