Neste artigo trazemos mais um tutorial de Adobe Illustrator, a somar às várias dezenas de tutoriais gratuitos que disponibilizamos no nosso site. Se ainda não conhece o nosso blog, dê uma vista de olhos, não se irá arrepender.

O Adobe Illustrator é uma ferramenta bastante completa, e para determinadas tarefas simples pode parecer demasiado complexa, como é o caso do arredondamento de cantos em objectos.

Não sabe como arredondar cantos no Illustrator? Não só mostramos como arredondar cantos no Illustrator, como fazê-lo de 3 formas distintas.

Arredondar cantos no Illustrator

Como arredondar cantos no Illustrator, tutorial passo a passo.

Arredondar todos os cantos de um objecto:

O seguinte procedimento é válido para arredondar todos os cantos em simultâneo de um objecto, com o mesmo raio de curvatura (sendo que estes deverão ser pontos âncora em canto, e não com curvatura suave)

1. Em primeiro lugar será necessário criar um objecto no Illustrator, com cantos rectos. Pode ser um quadrado, triângulo, ou qualquer outro polígono.

2. De seguida seleccione a Ferramenta Selecção Directa através do painel ferramentas, ou em alternativa através do atalho “A” (tanto para Mac como para Windows).

3. Clique no objecto que pretende arredondar os cantos, e de seguida, junto ao ponto âncora clique e arraste no círculo branco e azul. Verá os cantos a arredondar consoante o movimento do cursor.

arredondar cantos no Illustrator

Arredondar apenas um canto do objecto:

O procedimento para arredondar apenas um canto de determinado objecto é muito semelhante ao descrito anteriormente, com alteração apenas no ponto 3.

1. Cria-se o objecto pretendido com cantos rectos.

2. Selecciona-se a ferramenta Selecção Directa no Painel de ferramentas.

3. Clica-se apenas num ponto âncora, do canto a arredondar, e de seguida, clica-se no círculo branco e azul, arrastando-o de forma a proceder ao arredondamento.

arredondar um canto apenas no Illustrator

Arredondar cantos com raio de curvatura exacta

Em determinadas situações pode ser necessário efectuar a curvatura dos cantos de um objecto com um raio de curvatura exacto. Explicamos abaixo como o fazer.

1. Em primeiro lugar é necessário ter o objecto criado, tal como nos procedimentos descritos anteriormente.

2. De seguida, selecciona-se os pontos âncora que se pretenda arredondar os cantos.

3. Na Barra de Controlo irá surgir um campo chamado “Cantos”, com a opção de indicar o raio de curvatura. Basta indicar o valor pretendido, e automaticamente a curvatura será aplicada aos cantos do objecto.

 

Se achou este artigo útil, tem sugestões de novos artigos ou simplesmente quer dar feedback acerca dos nossos artigos, entre em contacto connosco.

No nosso blog dispõe de mais tutoriais, artigos sobre Adobe Illustrator, Adobe Photoshop, Canva, Picsart, curiosidades sobre industria gráfica e design gráfico.

Se pretende ajudar na impressão de cartões de visita, autocolantes personalizados, lonas, roll-ups e outros trabalhos gráficos, saiba que pode contar com a Webnial Gráfica Online. Com a melhor relação preço/qualidade, com envios em 24 horas (contacte-nos para saber todos os produtos com entrega no dia útil seguinte), e um apoio ao cliente via chat, email e contacto telefónico (chamada gratuita).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 31 de julho!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade