Não sabe como adicionar automaticamente as dimensões ou medidas no Illustrator? Venha daí que nós vamos explicar tudo neste tutorial.

Em determinadas aplicações há a necessidade de adicionar as dimensões na arte gráfica, para que se tenha a percepção exacta (quer por parte dos clientes, quer por parte da equipa de trabalho), o tamanho real para o qual determinada arte gráfica foi projectada.

É claro que fazê-lo manualmente não é uma tarefa assim tão rápida. Para colmatar esse problema foi criado e disponibilizado gratuitamente no Github (pelo programador Sky Chaser High) um script que adiciona dimensões automaticamente a um determinado objecto seleccionado no documento Illustrator.

Como criar medidas no Illustrator

Note que este script irá adicionar as dimensões de cada segmento de um polígono. Não funciona, portanto, em círculos ou formas curvas. Em formas curvas isso facilmente é contornado criado um objecto auxiliar com a mesma altura e largura, exclusivamente para esse efeito.

Já aqui abordámos no nosso blog, noutro artigo, como instalar um script no Illustrator, pelo que iremos saltar esta parte. Se ainda não sabe como instalar scripts no Adobe Illustrator, recomendamos a leitura do artigo mencionado para que esteja apto a efectuar o procedimento descrito abaixo.

Como adicionar medidas no Illustrator

1. Considerando que já dispõe do script devidamente instalado, deve criar um novo documento, e escolher a largura e altura na grandeza de medida que pretende à posteriori adicionar à arte. Por exemplo, se pretende que apareça em centímetros, deve escolher essa mesma opção na criação do documento.

2. Adicione um objecto (polígono).

3. Agora, aceda a Arquivo > Scripts > mesurePathiItems. Automaticamente serão criadas as dimensões no objecto previamente seleccionado.

Script para adicionar medidas no Illustrator

É possível adicionar medidas no Illustrator em objectos mais complexos?

A resposta é sim, desde que o objecto em questão seja todo ele composto por segmentos de recta.

Abaixo apresentamos um exemplo de uma objecto com maior complexidade, e onde é apresentada a medida de cada segmento de recta que compõe o objecto

Objecto completo com medidas

Como personalizar as medidas criadas através do script

Quando se corre o script, as dimensões aparecem a azul, numa fonte pré-determinada. Caso se pretenda alterar esta formatação, basta efectuar a selecção dos elementos e proceder à alteração da cor ou do tipo de letra, uma vez que estes campos são editáveis.

Formatação de tipo de letra e cor das dimensões no Illustrator

Gostou deste artigo e pretende mais dicas sobre Adobe Illustrator, scripts, plugins e muito mais? Disponibilizamos no nosso blog centenas de artigos gratuitos, para designers iniciantes e designers avançados.

Se pretende efectuar a impressão das suas artes gráficas, a Webnial Gráfica Online pode ajudar. Especializados em pequeno e grande formato de impressão, garantimos a melhor qualidade de impressão aos preços mais baixos. Produzimos desde cartões de visita, autocolantes personalizados, a lonas e roll-ups.

Pode efectuar a sua encomenda directamente no nosso site ou em alternativa, caso não encontre o que pretende, pode entrar em contacto connosco, e teremos todo o gosto em aceder ao seu pedido e enviar um orçamento personalizado.

Se é designer gráfico e pretende ver abordada alguma funcionalidade especifica do Adobe Illustrator, envie-nos a sua sugestão, será muito importante para nós.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 31 de julho!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade