Já abordámos noutro artigo do nosso blog como criar prancheta no Illustrator. Este artigo será dedicado a uma situação particular, em que se tenha uma prancheta com orientação vertical, e se pretenda rodá-la, e fazer com que os elementos gráficos contidos nesta sofram também a mesma rotação.

Isto pode ser útil por exemplo quando se cria a arte gráfica dum cartão de visita, em que a frente tem a orientação horizontal, e o verso a orientação vertical. Se pretende enviar o ficheiro para impressão numa gráfica, deve colocar ambos os lados com a mesma orientação. Ou seja, deverá colocar ambos os lados com a orientação horizontal, por exemplo.

Como rodar pranchetas no Illustrator

Como rodar pranchetas no Adobe Illustrator passo a passo.

1. Assumimos inicialmente que já possui a arte gráfica do cartão de visita concluída, e que tem uma página horizontal e uma página vertical.

2. Deve criar um rectângulo com o tamanho da prancheta do cartão de visita. Neste caso, as dimensões com bleed são 8,9×5,9cm. Para tal clica na letra “M” do teclado, e de seguida clica no local onde pretende criar o rectângulo. Surge uma janela para colocar as dimensões do rectângulo (onde deve colocar as dimensões indicadas acima).

3. Centramos esse mesmo rectângulo horizontalmente e verticalmente com a prancheta. Para tal, no painel “Alinhar” escolhe-se as opções correspondentes. Para saber mais como alinhar objectos no Illustrator, consulte este outro artigo.

4. De seguida agrupamos todos os elementos gráficos dessa prancheta, incluíndo o rectângulo recém criado no passo 2. Pode seleccionar os 2 objectos, clicar com o botão direito do cursos e de seguida escolher a opção “Agrupar”, ou em alternativa seleccionar os dois objectos e agrupá-los através do atalho CTRL + G.

5. Inverte-se as dimensões da prancheta. Se as dimensões são 8,9cm de altura e 5,9cm de largura, passam a ser 5,9cm de altura e 5,9cm de largura. Para isso clique em “Ferramenta Prancheta” no painel de ferramentas, e altere as dimensões da prancheta nos campos respectivos.

6. Roda-se os elementos gráficos agrupados em 90 graus. Para tal clica-se com o botão direito do rato, e de seguida escolhe-se a opção Transformar > Girar. Surge uma janela de parametrização, basta colocar “90º” no ângulo e clicar “OK”.

Se gostou deste artigo, confira o nosso blog, e descubra muitos mais temas sobre design gráfico, software como o Illustrator, Indesign e Photoshop e plataformas de criação gráfica para não profissionais, como o Picsart e Canva.

Caso necessite de efectuar a impressão das suas criações gráficas, a Webnial Gráfica Online está disponível para ajudar, e oferecer trabalhos gráficos de qualidade aos preços mais baixos. Produzimos desde impressões de pequeno formato, como cartões de visita e autocolantes personalizados, a impressões de grande formato, como lonas, roll-ups e muito mais.

Se não encontrar no nosso site o que procura, contacte-nos, teremos todo o gosto em poder ajudar.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 31 de outubro!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade