Como colocar texto em perspectiva no Illustrator? É isso que vemos responder neste tutorial, com a descrição passo a passo como aplicar uma perspectiva isométrica (ou de outro tipo), no Adobe Illustrator.

A perspectiva dá um contexto espacial, e por vezes é útil em determinadas aplicações de design gráfico. E será que o Illustrator tem uma ferramenta dedicada a esse fim? Não tem apenas uma, mas sim duas opções para criar rapidamente perspectivas.

Como colocar texto em perspectiva no Illustrator

Como colocar texto em perspectiva no Illustrator

1. Em primeiro lugar é necessário criar um documento no Illustrator. Para o nosso exemplo usámos uma prancheta de 1000×1000 pixeis.

2. De seguida escrevemos o texto que pretendemos usar. O texto pode ser mantido em formato evitável ou em curvas. Ao contrário de outros efeitos como por exemplo a distorção de envelope”, isso será irrelevante.

Adicionar texto numa pracheta do Illustrator

4. Agora, no painel de ferramentas escolhe-se a opção “Ferramenta de Grade de Perspectiva”. Irão surgir 3 grelhas sobrepostas. Correspondente ao eixo dos x, y e z. Essa grelha representa os 3 eixos da simetria, e pode ser ajustada para que represente diferentes ângulos de perspectiva.

5. De seguida, ainda no painel de ferramentas selecciona-se a opção “Ferramenta Selecção de Perspectiva”. Com esta opção activa, arrasta-se o texto para a grade.

Perspectiva no Illustrator

Note que o texto irá ficar alinhado com a grade mostrada no canto superior direito. Para que fique alinhado com uma outra grade, essa deverá ser seleccionada.

Alinhar tenho em perspectiva

6. Agora que o texto já está em perspectiva, basta ajustá-lo à posição pretendida. Apesar da grade surgir no centro da prancheta, o texto a partir do momento em que está no modo perspectiva, mantém essa forma mesmo fora da grade.

perspectivas diferentes no Illustrator

Alternativa para colocar um texto em perspectiva no Illustrator

Existe uma forma alternativa de colocar texto em perspectiva, no entanto, esta requer alguma noção de perspectiva, de forma a que os elementos gráficos sejam correctamente alinhados.

1. Tal como no exemplo anterior, é necessário criar um documento, e adicionar texto.

Texto numa prancheta do Illustrator

2. Neste caso, é necessário converter o texto em curvas, caso contrário o próximo passo não irá surtir o efeito desejado. Para tal selecciona-se o texto, clica-se com o botão direito e escolhe-se a opção “criar contorno”. Agora, o texto passa a não ser evitável, mas sim um conjunto de elementos gráficos agrupados.

3. De seguida selecciona-se na barra de ferramentas a opção “Ferramenta de transformação livre”, seguindo-se de distorção em perspectiva. Clica-se no ponto da caixa de selecção, e arrasta-se. O texto irá mudar a sua forma.

Perspectiva alternativa no Illustrator

Gostou das dicas que demos neste tutorial? Visite o nosso blog, e aprenda com as centenas de artigos e tutoriais que disponibilizámos gratuitamente, para designers amadores e profissionais. Desde Adobe Illustrator, Photoshop, Indesign, Canva, Picsart e muito mais.

Pretende imprimir as suas artes gráficas? Conte com a Webnial Gráfica Online para impressão de cartões de visita, autocolantes personalizados, cartazes, flyers e muito mais. Caso não encontre o que procura, teremos todo o gosto em ajudar, e enviar um orçamento para o trabalho pretendido.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 31 de julho!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade