Design gráfico online e contexto actual

A adaptação das empresas à nova realidade do trabalho à distância é fulcral para o seu sucesso. Se antes havia uma necessidade contactar presencialmente com o designer ou a equipa criativa, o teletrabalho e a gestão remota dos vários processos da empresa vieram mostrar outra realidade não valorizada até à data.

Todas as empresas necessitam de cartões de visita, autocolantes, banners, roll-ups entre muitos outros produtos gráficos. Mas antes da impressão, propriamente dita, deve ser criado o design gráfico (ou arte gráfica). Existem várias empresas que oferecem este tipo de serviço, e a escolha pode à partida parecer difícil. Neste artigo elucidamos de alguns aspectos chave a ter em conta.

design gráfico online

Relação Qualidade/Preço de design gráfico online:

A oferta de serviços de criação de design gráfico online pode parecer vasta, várias empresas o promovem, porém o desfio maior passa por encontrar uma que ofereça a relação qualidade/preço adequada ao que pretende.

Qualidade

A qualidade do design gráfico está não só relacionado com o aspecto estético e técnico da composição gráfica, mas também com a psicologia de venda por detrás de determinada peça publicitária. Na contratação de um designer gráfico solicite sempre o portefólio dos trabalhos realizados anteriormente, de forma a perceber se se adequa ao que pretende.

Ah, e esqueça os templates gratuitos, esses são bons para convites de aniversários informais, mas não são uma solução empresarial credível onde deve ser dada importância ao know-how, criatividade e personalização.

Preço

Na contratação de um designer gráfico, com um portefólio sólido e que se enquadre nas expectativas da sua empresa, quase sempre existe a condicionante financeira. Trabalhos de design gráfico são tipicamente dispendiosos principalmente quando criados por agências de design gráfico que garantam a qualidade do produto final.

O que ter em conta na contratação de serviços de design gráfico:

Existem 3 aspectos principais a ter em conta na adjudicação de trabalhos gráficos.

Processo criativo

Antes de se iniciar o trabalho de design propriamente dito, existe a necessidade de entender a necessidade da empresa. Isto é feito através de um briefing inicial entre designer e o responsável pela área de marketing da empresa.
Após haver uma ideia mais ou menos clara do caminho a seguir, são efectuadas várias propostas de design gráfico e apresentadas à empresa. Só depois de um processo de revisões e alterações a arte gráfica é aprovada.

É claro que em todo este processo existem aspectos que normalmente não são tidos em conta na orçamentação/adjudicação mas que são da máxima importância:

Número de propostas iniciais

O número de propostas iniciais de design gráfico devem estar claras no processo de adjudicação. Não é claro portanto se o designer irá criar apenas uma arte gráfica, limitando a liberdade de expansão de ideias, ou irá criar várias artes numa perspectiva de explorar todas as possibilidades.

Número de revisões incluídas no preço

Processos criativos implicam tentativa e erro. Ou seja, há a necessidade de experimentar várias opções de forma a que se encontre uma que se enquadre exactamente naquilo que se pretende. Assim não é razoável limitar o número de revisões de forma a que qualquer alteração adicional implique o pagamento de um valor adicional.

Possibilidade de pequenas alterações à posteriori

É comum a mesma arte gráfica ser usada para impressão de várias encomendas ao longo do tempo, consoante a necessidade. É também comum serem necessárias algumas pequenas alterações, como por exemplo a alteração de contactos ou morada. É importante saber à priori se estas alterações são cobradas, e qual o seu valor.
Caso pretenda imprimir na Webnial, não cobramos por pequenas alterações ao design gráfico.

Se está à procura de uma equipa profissional de designers gráficos, então talvez possamos ajudar. O processo de encomenda é efectuado online, onde deverá seleccionar o tipo de criativo que pretende, assim como efectuar uma pequena descrição inicial. Após análise pela nossa equipa, e de um briefing inicial, inicia-se o processo de criação de design gráfico.
O foco do cliente é também o nosso foco. Seja a valorização/reputação da empresa, ou a geração vendas.

Caso tenha alguma questão, não hesite em nos contactar, estamos totalmente disponíveis para esclarecer eventuais dúvidas e encontrar a melhor solução para a sua empresa.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade