O Adobe Illustrator é um programa de design gráfico completo, mas por vezes pode-se revelar demasiado complexo pela diversidade de ferramentas que podem ser utilizadas para uma determinada tarefa.

Neste artigo trazemos mais um tutorial. Desta vez vamos explicar e simplificar como cortar objectos no Illustrator. E como é habitual não iremos apresentar uma forma de o fazer, mas sim três formas diferentes do o fazer. Cada uma delas pode-se tornar útil em diferentes circunstâncias, no entanto, se é profissional na área de design gráfico, vale bem a pena ler este artigo até ao final.

Como cortar objectos no Illustrator-02

Cortar Objectos no Illustrator

Cortar objectos no Adobe Illustrator pode ser útil em diversas circunstâncias para criar um novo objecto com determinada forma. A seguir apresentamos 3 formas de cortar objectos: com faca, tesoura ou com a ferramenta Pathfinder. Podíamos ainda explorar outras técnicas que permitem chegar ao mesmo fim, mas pretendemos de certa forma simplificar e mostrar as mais relevantes.

Cortar objectos com a ferramenta faca

A ferramenta faca está disponível na barra de ferramentas. Não tem um atalho atribuído por defeito (embora o utilizador o possa fazer).

cortar objectos com faca

Esta ferramenta permite cortar um objecto livremente, ou seja, ao clicar e arrastar irá criar um caminho. Quando solta o botão do cursor, o que era anteriormente um objecto passam a ser dois (ou mais, dependendo do caminho de corte desenhado).

Cortar objectos com Tesoura

A ferramenta tesoura encontra-se igualmente na barra de ferramentas. Esta permite dividir um objecto através criando dois pontos de separação no objecto. Explicando por outras palavras: caso tenhamos um círculo, clicando em dois pontos aleatórios do caminho desse mesmo círculo, iremos obter duas semi-circunferências.

cortar objectos com tesoura

Ao contrário da ferramenta Fava, que criava uma separação de objectos através do desenho livre de um caminho de corte, a ferramenta Tesoura diferencia-se por criar o corte a partir do caminho fechado que forma determinado objecto.

Cortar objectos através do Pathfinder

O menu Pathfinder  é uma opção crucial e essencial no Illustrator. Com ele podemos também cotar objectos de forma simples. Para tal basta sobrepor ao objecto que pretendemos cortar, outro objecto ou mesmo apenas um caminho.

Cortar objectos com Pathfinder

Seleccionando os dois objectos (ou objecto e caminho de corte) e de seguida clicando na opção “dividir” no menu Pathfinder, o objectivo inicial é transformado em dois ou mais objectos.

Objecto cortado no Illustrator com Pathfinder

 

Apesar das técnicas aqui apresentadas serem muito simples e directos, a quantidade de ferramentas que o Illustrator dispõe é vasta, e por vezes é difícil encontrar a forma correcta de fazer determinado procedimento.

Com a explicação deste artigo esperamos ter elucidado sobre como cortar objectos no Illustrator.

Caso tenha gostado deste artigo, temos dezenas de outros sobre Adobe Illustrator que pode consultar no nosso blog. Desde tutoriais, curiosidades e dicas sobre design gráfico e industria gráfica.

Se tem dúvidas, ou sugestões ou pretende falar connosco basta que entre em contacto por email, telefone ou chat do nosso site.

Caso pretenda efectuar a impressão dos seus designs, podemos ajudar. A Webnial Gráfica Online conta com uma equipa com mais de 30 anos de experiência na industria gráfica, produz desde cartões de visita, autocolantes personalizados, flyers, cartazes a lonas, roll-ups e outros produtos de grande formato.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 30 de novembro!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade