Manipular imagens raster é uma tarefa que por norma é atribuída a softwares de edição de imagens raster. Mas existem algumas situações em que é mais rápido efectuar essas edições directamente no Illustrator.

Desfocar imagens no Illustrator

Neste artigo vamos abordar como desfocar uma imagem no Illustrator sem recorrer a qualquer outro programa. Em determinadas situações pode ser vantajoso realizar esta tarefa directamente no Adobe Illustrator, por uma questão de comodidade e de rapidez.

Neste artigo iremos abordar dois tipos de desfoque, total e localizado. Total quando se aplica a toda a imagem e localizado apenas a parte da imagem.

desfoque total e parcial

Desfoque total

Desfocar uma imagem na íntegra, é relativamente simples, e necessita apenas da aplicação de um efeito nativo do Illustrator.

O desfoque total da imagem é útil para a criação de fundos, seja no design de flyers, cartões de visita, roll-ups ou lonas. Permite “suavizar a imagem” de forma a destacar outro elementos que estejam sobrepostos, como texto e ícones. Para criar um desfoque integral numa imagem basta seguir os passos abaixo.

1. Selecciona-se a imagem que se pretende desfocar;

2. No menu “Efeito”, selecciona-se “Desfoque”, e de seguida “Desfoque gaussiano…”.
Esta opção abre uma janela de parametrização. Quanto maior o raio de desfoque, menos perceptível será a imagem. Não existe um valor padrão que se possa aplicar em todos os casos por igual, uma vez que irá depender do tamanho da imagem. Assim, quanto maior a imagem, maior o desfoque necessário para se obter o efeito com o mesmo nível.

Desfoque gaussiano

Desfoque localizado

O desfoque localizado é utilizado quando se pretende colocar uma imagem e ocultar determinados elementos. Pode ser usado para fazer sobressair determinado elemento na imagem, retirando o ênfase de tudo o que está à volta.

1. Em primeiro lugar é necessário seleccionar a imagem.

2. De seguida é necessário copiar essa mesma imagem e colá-la exactamente no mesmo local da imagem original.

3. Aplica-se um “desfoque gaussiano” a esta última imagem. Para tal, no menu “Efeito”, selecciona-se “Desfoque”, e de seguida “Desfoque gaussiano”.

4. Desenha-se um objecto sobre a zona que se pretende desfocar na imagem final.

marcara de recorte co desfoque

5. Faz-se uma máscara de recorte, pressionando o atalho do Illustrator CTRL + 7, ou CMD + 7, no caso de Windows e Mac respectivamente (ou em alternativa Menu Objecto, Máscara de recorte e Criar).

Desfoque parcial no Illustrator

6. O limite entre a imagem desfocada e não desfocada é visível. Pode ser suavizada aplicando o efeito difusão. No Menu “Efeitos”, “Estilizar” e por fim “Difusão…”. Esta opção abre uma janela para parametrização da difusão, à semelhança do efeito desfoque deve-se parametrizar de acordo com o tamanho da imagem, experimentando vários valores de forma a encontrar o resultado mais adequado.

E já está, foi efectuado o desfoque localizado na imagem.

Gostou deste tutorial sobre desfocar imagens do Adobe Illustrator? Então vai gostar de muitos outros tutorias do nosso blog, para além de curiosidades e artigos sobre design gráfico. Se tem sugestões sobre artigos ou tutoriais que queira ver publicados contacte-nos, teremos todo o gosto em poder ajudar.

 

Se pretende efectuar a impressão de trabalhos gráficos conte com a Webnial Gráfica Online. Com uma equipa com mais de 30 anos de experiência realizamos todo o tipo de impressões em pequeno e grande forma, com preços competitivos, e em qualidade profissional. Encomende online, ou peça um orçamento através da nossa página de contactos, por email ou telefone.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade