Imagens com boa resolução são essenciais para uma impressão de boa qualidade. Para evitar que imagens fiquem “desfocadas” ou “pixelizadas” devem ter-se em conta alguns cuidados na preparação dos ficheiros.

O Adobe Illustrator é uma ferramenta de desenho vectorial, mas também possui algumas funcionalidades específicas para imagens raster. Nomeadamente a possibilidade  de verificar a resolução de determinada imagem.

Em primeiro lugar é necessário recordar que a resolução é a contabilização do número de píxeis (ou pontos) por polegada. Ou seja, quantos píxeis “cabem” num quadrado de 2,54cm de largura.

Isto significa que quanto maior a dimensão da impressão, menor a resolução, e vice versa. Assim, uma imagem que tem boa resolução para impressão de cartões de visita, pode não ser a mais indicada para impressão em grande formato, como por exemplo a impressão de lonas.

duvidas sobre resolução de imagens no illustrator

E qual a resolução mínima de impressão?

Para pequeno formato, como cartões de visita, flyers, brochuras, papel timbrado, a resolução mínima aconselhada é de 600ppi, ao passo que para grande formato, como lonas, banners e roll-ups, a resolução mínima aconselhada é de 300ppi.

Note que se tratam de resoluções mínimas. É sempre preferível uma resolução superior, ou se possível em formato vectorial, já que este último é possível redimensionar indefinidamente sem perder a qualidade.

Posso aumentar a resolução de uma imagem?

Existe a tentação de se rasterizar imagens baixa qualidade, numa qualidade superior, na esperança que o resultado final seja melhor que o original. De facto o Illustrator irá indicar uma resolução superior, no entanto a qualidade real não será melhorada. A única forma de obter uma imagem de melhor qualidade é através do ficheiro original.

Imagens vectoriais devem ser rasterizadas para impressão?

A resposta correcta é “não”, embora existam algumas excepções. Se a arte gráfica é composta por vários elementos de uma grande complexidade, como degradês, sobras entre outros, pode ser vantajoso efectuar a rasterização da imagem, de forma a garantir uma correcta impressão.

Rasterizar vectores não é a opção desejável, uma vez que estamos a limitar a resolução de impressão.

Como confirmar resolução de imagens no illustrator?

Para verificar a resolução de imagens no Illustrator, basta seleccionar a imagem pretendida, e de seguida verificar a indicação como assinalada na imagem abaixo.

ver resolução de imagem no Illustrator

Como exportar em Pdf com máxima resolução?

É claro que não vale de nada preparar o ficheiro em alta resolução se este não é exportado numa resolução igualmente boa. Deve-se optar preferencialmente pela exportação em Pdf, tal como abordado anteriormente num outro artigo, com tutorial passo a passo como exportar ficheiro no Illustrator de forma correcta.

 

Caso tenha gostado deste artigo consulte os outros também, no nosso blog. Desde dicas e curiosidades sobre design gráfico, a tutoriais sobre Adobe Illustrator.

Caso pretenda imprimir as suas ideias, conte com a Webnial Gráfica Online. Com uma equipa com mais de 30 anos de experiência é o parceiro certo de impressão, quer se trate de pequeno ou grande formato. Pode encontra directamente no nosso site, ou em alternativa poderá solicitar um orçamento, bastante para isso que nos contacte.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade