Como já abordado noutros artigos, o Illustrator processa imagens compostas por caminhos vectoriais ao invés de interpretar imagens como um conjunto de píxeis. Esta é aliás a sua principal diferença do Adobe Illustrator relativamente ao Adobe Photoshop.

Apesar de imagens vectoriais terem melhor qualidade que imagens raster, existem algumas ocasiões em que pode ser vantajoso, ou mesmo necessário, rasterizar imagens vectoriais. E existem dois motivos principais para isso:

Como criar QR Code no Illustrator

Problemas de compatibilidade

Sempre que possível deve usar imagens vectoriais, uma vez que a qualidade gráfica é sempre superior a imagens raster. No entanto, sombras, transparências, degradês e efeitos complexos podem ser um problema quando o ficheiro tem de ser lido noutro computador. Isto acontece não só quando o ficheiro é carregado noutro software vectorial como numa versão anterior do Adobe Illustrator.

Ao rasterizar a imagem estamos a garantir que a imagem será a mesma independentemente do software e computador que abre determinado ficheiro. Em contrapartida a imagem não pode mais ser editada vectorialmente, e a partir do momento é que é rasterizada a uma determinada resolução, a qualidade não pode ser melhorada.

Problemas de velocidade

Outro caso comum para a rasterização de uma imagem vectorial no Illustrator é a velocidade de processamento. E o que isto quer dizer exactamente? Por vezes imagens abstractas ou elementos que pretendem simular objectos em 3D são compostos por milhares de vectores de forma a dar um aspecto fotorealista. Quanto mais complexa a imagem for, mais capacidade de processamento será necessária para realizar tarefas simples como mover, redimensionar ou editar.

Qual a melhor resolução de rasterização?

Quanto menor a resolução escolhida, mais rápida a criação da imagem raster, e vice-versa. Esta escolha depende em parte do fim a que a imagem se destina. Se for para utilização na web, esta deverá estar na gama de 72 a 150 ppi. Ao passo que se se tratar de um trabalho impresso, a resolução deverá estar na gama de 300 a 600 dpi, dependendo do tipo de trabalho.

Então mas como rasterizar imagem no Illustrator?

Existem duas formas distintas de rasterizar vectores no Illustrator. A rasterização parcial (em que apenas alguns objectos são transformados em imagens raster), e exportação para formato raster (onde toda a arte é transformada em píxeis).

Rasterização parcial

Caso se pretenda rasterizar apenas parte da arte gráfica, isso é possível, basta seguir o procedimento abaixo indicado.

1) Em primeiro lugar seleccionam-se os objectos a rasterizar;

2) De seguida, no menu “Objecto” escolhe-se a opção “Rasterizar…”;

Rasterizar imagem no Illustrator

3) Surge uma janela com a parametrização da imagem rasterizada. Basta clicar “OK” e já está.

Exportar ficheiro Illustrator para imagem

Rasterizar partes da arte gráfica individualmente tem um problema. Caso seja necessário editar no futuro essa imagem, já não é possível, uma vez que não se encontra mais em vector.

A alternativa passa por exportar toda a arte gráfica como imagem, mantendo assim o ficheiro Illustrator original editável.

É claro que esta última opção não soluciona a questão da lentidão do Illustrator, mas é uma solução válida para o envio de ficheiros entre computadores, isto porque independentemente do computador que abrir a imagem, irá visualizar o ficheiro exactamente como exportado, embora não o consiga editar.

Para tal basta:

1) Aceder ao Menu “Arquivo” e de seguida “Exportar” e “Exportar como…”.

Exportar imagem raster

2) Surgirá uma janela para indicar o nome de ficheiro, formato e pasta de origem.

3) De seguida basta clicar em “Exportar” e já está.

 

Gostou deste artigo? Temos muitos outros com dicas e tutoriais no nosso blog. Se tem dúvidas ou pretenda imprimir os seus trabalhos gráficos entre em contacto com a Webnial Gráfica Online, teremos todo o gosto em poder ajudar.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade