Em design gráfico (e não só) é comum usar-se a nomenclatura DPI e PPI em relação à resolução de determinada imagem. Mas o que isto significa? Quais são as diferenças entre ambos e qual a sua importância?

DPI e PPI-Quais são as-diferenças-

Para melhor entender estes conceitos é essencial clarificar o que são píxeis, pontos e resolução.

Píxeis

Caso amplie uma fotografia no computador, irá verificar que na imagem começam a parecer pequenos “quadrados” que a compõem. A esses “quadrados” chamamos de píxeis.

Pontos

Quanto às imagens impressas, estas não são compostas por píxeis, mas sim por pontos. Uma imagem é composta por um grande número de pontos minúsculos, que a uma determinada distância dão a percepção ao olho humano de uma imagem.

Resolução

A resolução é a quantidade de píxeis/pontos contidos numa determinada área. Quanto maior a resolução, mais detalhada é a imagem, e vice-versa.

Esclarecidos estes 3 conceitos, estamos prontos para desvendar o significado de DPI e PPI.

O que é PPI?

PPI é o acrónimo anglo-saxónico para Pixels per Inch, que numa tradução livre significa Píxeis por polegada (ou seja a cada 2,54cm). Ou seja, quando se indica que uma imagem tem 300ppi, isto significa que essa mesma imagem apresenta 300 píxeis por cada área de 2,54×2,54cm.

exemplo de ppi

O que é DPI?

DPI é o acrónimo anglo-saxónico para Dots per Inch, que significa nada mais nada menos que Pontos por Polegada. Aqui não se trata de píxeis, mas sim de pontos. Isto porque esta métrica destina-se a imagens impressas e não a imagens apresentadas digitalmente.

exemplo de dpi

Então mas quais são as diferenças entre PPI e DPI?

Tanto DPI como PPI são usados para quantificar a resolução de uma imagem.

resolução dpi e ppi

Qual é a importância da resolução na industria gráfica?

Independentemente se se trata de uma impressão de pequeno ou grande formato, é essencial que as artes finais disponham de uma resolução adequada para que o resultado final tenha a melhor qualidade.
Na Webnial Gráfica Online verificamos gratuitamente todos os ficheiros submetidos para impressão, inclusive no que concerne à resolução dos elementos da arte gráfica. O objectivo é oferecer produtos de qualidade aos nossos clientes, que lhes permita causar uma boa impressão e aumentar vendas.
Na industria gráfica cada equipamento tem capacidade para imprimir numa determinada resolução.
No caso de pequeno formato (como cartões de visita, flyers, papel timbrado, pastas de apresentação) a resolução ideal é de 1200dpi.
Já para grande formato (como lonas publicitárias e vinil) a resolução ideal é de 300dpi.
Caso pretenda um resultado final suberbo, aconselhamos a impressão nas dimensões indicadas anteriormente, ou em alternativa, poderemos efectuar o design gráfico com estas especificações.
Caso já tenha o ficheiro com a arte gráfica para impressão, a resolução mínima é de 300dpi para pequeno formato, e 150dpi para grande formato.

Como garantir impressões na melhor qualidade?

Tal como já referido noutros artigos, existem dois tipos de imagens: raster e vectoriais. As imagens raster são compostas por vários píxeis, ao passo que imagens vectoriais são compostas por um conjunto de curvas, que se conseguem ampliar indefinidamente sem diminuir a resolução. É assim preferível enviar ficheiros vectoriais para impressão, ao invés de imagens raster.
Imagens raster tem normalmente o formato Jpeg, Png ou Tiff, e imagens vectoriais o formato Ai, Cdr, Eps ou Pdf. Apesar de existirem muitos outros estes são os mais comuns.
Caso pretenda exportar a arte final através do Adobe Illustrator, pode seguir o nosso tutorial e garantir assim a melhor qualidade de impressão. Caso disponha de um logotipo com resolução insuficiente, poderá vectorizá-lo, seguindo este outro tutorial.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade