A década de 70 é das mais marcantes no que diz respeito a decoração, moda e design. Uma variedade enorme de estilos nasceu nesta época, desde o psicadélico ao punk, com a adição de um design repleto de cores vibrantes, característico da época disco.

As características chave de um estilo livre podem ser encontradas também nos logotipos dos anos 70. As cores mais usadas da altura eram o amarelo mostarda e o vermelho, e no que toca à tipografia era bastante usado o negrito com sombras e tipos de letra redondos (Groovy) para fugir à formalidade.

Design de logotipos dos anos 70

Logotipos icónicos dos anos 70

1) Polaroid

logotipo Polaroid

A empresa americana alcançou a sua popularidade máxima em meados dos anos 70 com as suas famosas câmeras instantâneas que conquistaram os consumidores pelo seu design apelativo e funcionamento descomplicado. O logotipo contém um emblema em arco-íris para demonstrar a variedade de cores que os seus produtos conseguiam capturar, e o tipo de letra é redondo e pouco espaçado de forma elegante e simples.

2) Kodak

logotipo Kodak

A Kodak, fundada em 1888, alterou o seu logotipo várias vezes desde a sua criação. No ano de 1971 o sua identidade visual sofreu um rebranding, o amarelo mostarda e o vermelho foram adoptadas para dar uma sensação de alegria e felicidade. Foi também incorporada a letra “K” em espaço negativo, reflectindo modernidade e inovação.

2) Chupa Chups

Logotipo Chupa Chups

A Chupa Chups, criada em 1958, optou também pelo rebranding em início dos anos 70.

Salvador Dalí ficou encarregue da criação da identidade visual. Uma forma de flor semelhante à margarida tornou-se a marca que conhecemos atualmente, na tonalidade amarelo mostarda e o nome da marca em vermelho, escolhas óbvias da época. Para além disso a tipografia contava com letras redondas.

4) Nintendo

logotipo Nintendo

A multinacional japonesa já alterou o seu logotipo cerca de dezassete vezes e no ano de 1970 surgiu a versão que mais se aproxima à versão atual. Este design oferece-nos uma cor vermelha intensa combinada com o branco do interior, o tipo de letra é bastante moderno, um toque mais funk da época e para atrair as audiências de ambos os mercados asiáticos e ocidentais.

5) Magnavox Odissey

logotipo Odyssey

Magnavox Odissey foi a primeira consola de jogos da história, apresentada em 1972 e desenvolvida por Ralph Baer. O logotipo da marca é nos apresentado em vermelho intenso e com um tipo de letra redondo e futurista.

6) Atari

Logotipo Atari

A empresa fundada em 1972 que desenvolvia video jogos e computadores, foi líder no mercado foi durante a década de 70 até inícios dos anos 80. O seu logotipo com uma aparência bastante retro adotou um tipo de letra divertido e arredondado em cor branca com um símbolo colorido que se assemelhava a um arco-íris.

7) Apple

Logotipo colorido Apple

Este logotipo surgiu primeiro no produto Apple II, que entrou no mercado em 1977, as cores novamente presentes são o arco-íris, um símbolo muito popular da época que foi incorporado no símbolo da maçã no logotipo, o tipo de letra futurista e psicadélica era apresentado com cor cinza metalizado.

8) Walkman

Logotipo Atari

O produto que foi colocado no mercado em 1979 pela empresa Sony era um leitor de cassete portátil que permitia os seus utilizadores ouvirem música enquanto caminhavam, o seu primeiro logotipo era bastante característico da época, em tons vermelhos intensos com brilho e sombras, ambas as letras “A” da palavra WALKMAN eram formadas por ilustrações de duas pernas com um nó no meio para as unir, algo semelhante aos fios do leitor de música. O tipo de letra é novamente um elemento dos anos 70, letras redondas e informais para dar uma sensação de diversão e entretenimento.

9) Microsoft

Logotipo Microsoft

No ano de 1975 a multinacional alterou o seu logotipo e a sua marca para o nome Microsoft, o design que foi criado por Simon Daniels era um monograma monocromático, com um tipo de letra único e progressivo, as letras apresentadas em maiúsculas eram compostas por várias linhas, do exterior para o interior o extra-negrito das linhas vai desvanecendo para linhas mais finas, dando-lhe uma aparência de ilusão psicadélica de movimento.

É de notar que todos os tipos de indústria acompanham as modas da sua atualidade, para se manterem relevantes e captarem a atenção dos consumidores é necessário apresentar uma imagem visual que desperte curiosidade e as modas de cores ou de tipos de letra ajudam a conectarem as empresas às suas audiências alvo mais rapidamente e com eficácia. Se gostou deste artigo veja agora as tendências de logotipos para 2021.

Pretende criar um logotipo para a sua marca ou empresa? Contacte-nos, a Webnial Gráfica Online é especializada em design gráfico e impressão, e o melhor parceiro para o seu negócio.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 30 de abril!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade