O Adobe Illustrator é um software de eleição de design gráfico, amplamente discutido no nosso blog, nomeadamente em tutoriais. É talvez o melhor na sua área, apesar de não ser um software perfeito, contendo alguns bugs, inclusive nas versões mais recentes.

O surgimento do Adobe Illustrator remonta a 1987, e tinha como principal finalidade o desenho vectorial, inclusivamente esquemático. Recorde-se que as primeiras versões foram criadas para computadores monocromáticos. Computadores a cores surgiriam anos mais tarde.

Até 2003 as versões do Adobe Illustrator as versões eram compostas apenas pelo número (por exemplo Adobe Illustrator 1.0). A partir de 2003 passaram a incorporar a nomenclatura CS (por exemplo Adobe Illustrator CS2), e a partir de 2013 essa nomenclatura mudou novamente para CC (por exemplo Adobe Illustrator CC 2021).

Diferença entre Adobe Illustrator CS6 e CC

O que é o Adobe Illustrator CS6?

De 2003 a 2013, o Adobe Illustrator era comercializado como um pacote de software, em que o cliente pagava pela sua aquisição, e podia usá-lo durante o período de tempo desejado, ou até que surgisse alguma incompatibilidade com o software.

A nomenclatura CS significa Creative Suite, ou seja um pacote de software.

Apesar do elevado custo inicial, era visto como um investimento, amortizado ao longo do tempo.

O que é o Adobe Illustrator CC

A partir do ano 2013 a Adobe mudou a sua estratégia de vendas, e o Illustrator passou a ser comercializado com uma subscrição mensal.

A nomenclatura CC significa Creative Suite, isto significa que se trata de um serviço na cloud, e não de um pacote de software apenas.

Quais as diferenças entre o Adobe Illustrator CS6 e CC?

Para além da política de venda, existem outras diferenças entre o Adobe Illustrator CS6 e CC.

A nível de software, é claro que o CC 2022 (última versão do AI Creative Cloud) é mais avançado que a versão CS6 (que foi lançada 2013). Para além de mais funcionalidades avançadas, dispõe também melhor compatibilidade com computadores mais recentes, inclusivamente no que toca à resolução.

A Creative Cloud acaba por ser um software integrando vários serviços, como armazenamento na cloud, gestor de fontes e sincronização na nuvem de definições. Por exemplo, se tiver o Creative Cloud configurado em dois computadores, e se instalar determinada fonte num deles, automaticamente ficará também disponível no segundo computador.

O Adobe Illustrator está disponível sem subscrição?

Não. Oficialmente a última versão não sujeita a subscrição foi descontinuada. Isto quer dizer que não é possível a sua aquisição através da Adobe ou parceiros de revenda. Mesmo que consiga obter esta versão em marketplaces, não recomendamos o seu uso, uma vez que está desactualizada, e pode conter bugs e vulnerabilidade não corrigidos.

Como obter o Adobe Illustrator CC grátis?

O Adobe Illustrator CC 2022 é um software sujeito a subscrição, no entanto há algumas formas de obter uma redução no seu preço ou mesmo obtê-lo sem custos. Se tem interesse em saber mais, recomendamos o artigo: Como obter o Adobe Illustrator grátis.

Se gostou deste artigo pode ter interesse em muitos outros presentes no nosso blog.

Está à procura da melhor gráfica online? Conte com a Webnial, temos todo o prazo em ajudar, por telefone (chamada gratuita), email ou chat.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 30 de junho!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade