Se é designer gráfico, possivelmente já se questionou qual a diferença entre Jpeg e Png, e qual destes formatos deve usar. Quer ver a sua dúvida esclarecida? Então acompanhe este artigo até ao fim.

Formato de imagens diferença entre JPEG e PNG

Diferença entre JPEG e PNG

O que é JPEG?

JPEG é o acrónimo de Joint Photographic Experts Group (Grupo de Especialistas em Fotografia), e é um formato de imagens digitais. Criado em 1992, tinha como objectivo reduzir o tamanho dos ficheiros através de uma perda mínima na qualidade de imagem. Esta tecnologia foi em parte responsável para proliferação de imagens na internet, principalmente no seu início, onde as velocidades de ligação eram baixas.

O que é PNG?

PNG é o acrónimo de Portable Network Graphics (Gráficos de Rede Portáteis). Criado em 1996, este formato viria a substituir em parte o GIF, devido à sua política livre de royalities.

Trata-se um formato com possibilidade de compactação sem perdas.

Aplicações do formato JPEG

O formato JPEG é usado hoje em dia não só para fotografias digitais, como design gráfico, webdesign, entre muitas outras aplicações.

Aplicações do formato PNG

O formato PNG é usado sobretudo em imagens sem fundo (fundo transparente) e em ícones (aplicações, webdesign, etc).

Qual tem melhor qualidade, PNG ou JPEG?

No geral o formato PNG tem melhor qualidade de imagem, uma vez que não permite a compressão com perdas. No entanto o formato JPEG permite que se regule a melhor relação entre a qualidade e o tamanho do ficheiro.

Na imagem abaixo apresentamos um comparativo entre 3 imagens. A da esquerda resultado da exportação em PNG, a do centro exportada em JPEG de alta qualidade e a da direita em JPEG de baixa qualidade.PNG e JPEG comparação

Verificamos que as imagens com melhor qualidade são da esquerda e do centro, em formato PNG e JPEG de alta resolução, respectivamente. Quanto ao tamanho de cada ficheiro, há uma diferença significativa. Para desenho puramente vectorial, com formas simples (sem degradês e sombras), o PNG acaba por ser mais eficiente para este tipo de imagens. Para fotografias o formato JPEG acaba por ser um formato menos “pesado” ocupando menos espaço em disco.

PNG e JPEG fotografias

Que formato usar para impressão?

Se pretende recorrer a uma gráfica para impressão de determinado ficheiro, então o formato mais apropriado é JPEG. O formato PNG foi idealizado essencialmente para o mundo digital, e rege-se pelo sistema de cores RGB. A impressão gráfica é efectuada em CMYK.

Dessa forma, ao exportar em JPEG no modo de cores CMYK, estará a visualizar cores muito aproximadas daquelas que serão impressas. Por outro lado, se exportar em PNG, poderá haver uma discrepância significativa em determinadas tonalidades, como por exemplo azul e verde.

Gostou deste artigo sobre as diferenças entre os formatos JPEG e PNG? Se tem interesse em artigos sobre design gráfico e industria gráfica consulte o nosso blog com centenas de artigos gratuitos.

Pretende imprimir as suas peças gráficas? Conte com a Webnial Gráfica Online, a maior gráfica online portuguesa, disposta a oferecer impressão de qualidade aos melhores preços. Se não encontrar o que pretende no nosso site contacte-nos, seremos rápidos a responder.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 31 de outubro!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade