O conceito marketing de guerrilha foi criado nos anos 70 por Jay Conrad Levinson. Considerado por muitos um génio da publicidade, formou-se em psicologia, mas fez carreira como director criativo. Dedicou parte da sua vida a desenhar e promover o conceito de marketing de guerrilha, tendo escrito vários livros acerca do tema.

Mas afinal o que é marketing de guerrilha?

Marketing de guerrilha trata-se de uma estratégia publicitária criativa, com investimento relativamente baixo, que tem como objectivo criar um forte impacto sobre o público alvo.

o que é marketing de guerrilha

Apesar de inicialmente ter sido criada para pequenas e médias empresa, gradualmente tem vindo a ser usada também por empresas de grande dimensão.

O marketing de guerrilha contrasta com o marketing tradicional em 2 aspectos: orçamento e criatividade.

Se por um lado esta estratégia é compatível com orçamentos mais apertados, por outro necessita de uma equipa de marketing à altura do desafio.

Exemplos de marketing de guerrilha

Frontline/Jakpetz

Em 2009, uma pequena petshop em Jacarta, chamada Jakpetz pretendia aumentar as vendas. Mas havia um problema, o orçamento que dispunham era limitado.

marketing frontline - vinil no solo

A solução encontrada pela agência criativa foi a impressão de um vinil no solo, em grande formato, em que as pessoas iriam simular inadvertidamente os parasitas. O efeito da publicidade apenas era visível nos pisos superiores do edifício, mas ninguém ficava indiferente.

Jeep

A Jeep, fabricante especializada em veículos todo-o-terreno, é conhecida pelos seus veículos terem a capacidade de superar mesmo os pisos mais acidentados. A pensar nisso a marca desenvolveu uma campanha de marketing de guerrilha onde foram desenhamos no pavimento lugares de estacionamento em locais pouco prováveis, como por exemplo em degraus. Foi ainda acrescentado o logotipo da Jeep, de forma a que o publico identificasse que se tratava de uma campanha daquela marca.

marketing jeep - estacionamento

Kit Kat

Bancos de jardim são realmente parecidos com chocolates da marca Kit Kat. Já alguma vez tinha pensado nisso? Com autoria da agência criativa Nasty, este foi o mote para uma excelente campanha de marketing de guerrilha.

marketing kit kat - bancos pintados

Bancos de jardim foram transformados em chocolates Kit Kat, e o slogan “Faça uma pausa com Kit Kat” ou em inglês “Have a break, have a Kit Kat” nunca fez tanto sentido.

Ikea

A conhecida cadeia de distribuição de mobiliário é também adepta do marketing de guerrilha. Em 2018 transformou, durante uma semana, as paragens de autocarro de algumas cidades australianas num local mais confortável. Não deixando ninguém indiferente foi uma excelente forma de levar as pessoas a experimentarem a recém lançada colecção de sofás.

marketing ikea - sofás em paragens de autocarro

Zoo de Copenhaga

Marketing de guerrilha, tal como mencionado anteriormente, tem como objectivo chamar a atenção. Ou seja, é algo que o público irá reparar, e que não pode ficar indiferente.

Mas como chamar a atenção para uma ida ao Zoo? Foi esta questão que o Zoo de Copenhaga colocou à agência criativa Bates Y&R.

O resultado foi uma das mais memoráveis campanhas publicitárias, onde com a decoração dos autocarros da cidade, pareciam ser esmagados por cobras gigantes. Será que esta foi uma campanha publicitária ridícula? Talvez, mas cumpriu o seu objectivo, e bem. Não só localmente, como as fotografias se tornaram virais e correram o mundo.

Mr. Clean

A marca Mr. Clean comercializa produtos de limpeza, e como não podia deixar de ser, auto-intitula-se como o único detergente capaz de limpar a fundo.

marketing mr. clean - passadeira

Para o mostrar, recorreu ao marketing de guerrilha. Numa passadeira no sul de Itália foi limpo apenas uma faixa branca. Todas as restantes foram deixadas visivelmente mais sujas, para contrastar. Sobre a faixa branca que foi limpa aplicaram o logotipo da marca.

 

O marketing de guerrilha trata-se no fundo de pensar fora da caixa, e criar campanhas publicitárias criativas. O objectivo não é obter rapidamente o retorno do investimento, mas sim criar uma reputação da marca, e proximidade com o consumidor. Para além disso o marketing de guerrilha é transversal a qualquer negócio ou empresa, independentemente da sua dimensão.

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