Ao criar um logotipo deve ter em atenção todos os seus elementos, desde tipografia, cores e simbolismo associado. Estes elementos tendem a evoluir com o passar dos anos, e é por isso que muitas marcas fazem o rebranding da sua imagem de forma a acompanharem essa evolução e a criar uma percepção de modernidade junto dos seus clientes.
Neste artigo vamos abordar as tendências para o ano 2022 com exemplos que não vai querer perder.
7 tendências de logotipos para 2022
1) Geometria simples / Minimalismo
O uso de uma geometria simples é mais uma tendência a ter em conta. Um design que tenha formas primitivas, que favoreça cortes exatos e sem excessos para transmitir uma mensagem clara e precisa está no topo das tendências para o ano 2022. Lembre-se da velha máxima do design: “menos é mais”.
2) Cores Pastel
O uso de paletas de cores mais neutras e suaves será mais uma tendência para o ano 2022. Já se verificou no ano passado um crescimento no uso deste estilo gráfico e tenderá a popularizar-se ainda mais. Talvez devido às circunstancias actuais haja uma maior necessidade de criar marcas que transmitam uma sensação de calma e positividade, em oposto a cores vivas que podem parecer mais agressivas no seu impacto visual.
O uso de esquemas de cor análogos também é mais uma tendência a considerar, combine cores vizinhas à sua cor primária e conseguirá um efeito apelativo e leve.
3) Simbolismo Moderno
Unir o passado com o presente acaba por ser um trunfo para criar uma rápida empatia com o consumidor. O uso de símbolos clássicos com elementos modernos serão uma tendência para 2022, apesar do seu sucesso crescente ao longo da última década, como forma de dar uma percepção mística a determinada marca.
4) Fontes sem serifa
A conjugação de tipografia forte sem serifa com representações visuais únicas é mais uma tendência para o ano 2022. Utilizando a tipografia para destacar um dos elementos visuais que faça realçar o significado da sua marca, esta combinação poderá oferecer-lhe uma identidade única e sem dúvida que uma aparência mais concreta e moderna farão sobressair o seu logotipo dentre os demais.
5) Retratos e representações humanas
Os seres humanos criam mais rapidamente empatia com rostos. E isto pode ser usado também nos logotipos. Acaba por transmitir uma ideia de inclusão e conexão humana, um tema também bastante atual que mostrará ao consumidor os valores e princípios da sua marca.
6) Imagens e símbolos da natureza
Cada vez vez a vida em metrópoles leva à necessidade de paz e refugio. Por essa razão o uso de imagens e símbolos relacionados com a natureza e o ambiente serão um elemento extremamente popular este ano, pode incorporar estes elementos no design do seu logotipo e conjugar com cores mais terrenas e neutras.
7) Vitrais
Inspirados nos painéis decorativos, ou vitrais, complementados por imagens adicionais no interior, este estilo gráfico estará em voga em 2022. O seu sentido místico e a herança com o passado acaba por dar um peso mais autoritário à marca, e ser uma mais valia para determinadas áreas de actividade onde é valorizada a antiguidade, como é o caso da restauração.
Observar as tendências para se conectar ao seu consumidor e usufruir dessa rápida ponte de comunicação é uma bem valia importante no que toca à criação do seu logotipo e na construção da identidade visual da sua marca. Saber utilizar estas previsões sem diminuir o significado autêntico do seu logotipo continua a ser a prioridade principal.
Caso pretenda criar o seu logotipo contacte-nos sem qualquer compromisso. A Webnial Gráfica Online conta com uma equipa de profissionais à sua disposição para design gráfico e impressão.