Cartões de visita são um elemento que não pode faltar no contexto comercial. Tanto para pequenas ou grandes empresas este pedaço de cartão é indispensável para que se troquem contactos e se concretizem negócios.

Na hora de fazer cartões de visita existem várias dúvidas que surgem, e são estas mesmas questões que procuraremos esclarecer neste artigo.

Como fazer cartões de visita

Porque fazer cartões de visita

Como indicado anteriormente, fazer cartões de visita é essencial para que clientes e parceiros guardem o seu contacto, e possam contactar mais tarde. Existem é claro, várias outras variações de cartões, para negócios específicos como é o caso de centros de estética e cabeleireiros (neste caso apelidados de cartões de marcação) e para restauração (cartões de fidelização). Neste artigo iremo-nos focar apenas como fazer cartões de visita tradicionais.

É claro que, na era digital, existem muitas outras formas de trocar contactos, porém, os cartões de visita pela sua practicidade prevalecem ao longo do tempo. Imunes a erros de digitação (ao contrário de quando se anotam os contactos manualmente), são também transversais a qualquer cliente, independentemente da sua faixa etária e nacionalidade. Os cartões são usados em qualquer parte do mundo, e uma forma padronizada de trocar contactos.

Fazer cartões de visita em que formato?

Uma das dúvidas mais frequentes é o tamanho dos cartões de visita. O formato europeu padrão é de 8,5×5,5cm. No entanto, alguns países optam pela norma norte americana, ou seja pelo formato 9,0×5,0cm.

Cartões de visita exemplo

Note que é possível produzir cartões em qualquer outro formato. Estes são apenas aqueles mais commumente utilizados pelas empresas.

Fazer cartões de visita em que papel?

Gramagem de cartões de visita

O papel do cartão de visita acaba por ter um impacto significativo no resultado final. Não basta ter uma gramagem alta, deverá ser considerada também a rigidez e espessura. Na verdade, estas fazem toda a diferença no resultado final.

Tipo de papel

O acabamento mais comum, em cartões de visita é o couché. Trata-se de papel de cor branca com acabamento liso com verniz. Esta opção tem uma excelente relação qualidade/preço, sendo uma das opções mais utilizadas.

É claro que existem muitos outros tipos de papel, com texturas, kraft, etc. Eles são usados principalmente para profissionais que desejem impressionar do ponto de vista gráfico e de conceito. Isto aplica-se (não exclusiva, mas principalmente) a arquitectos, designers, fotógrafos, artistas plásticos, entre outros.

Cartões de visita com textura
Exemplo de cartões de visita com textura, no formato 9,0×5,0cm

Norma FSC

A responsabilidade ambiental não pode ser descurada. A escolha de papel certificado pela norma FSC ajuda em muito a tornar todo o processo mais amigo do ambiente. Uma vez que garante que o papel utilizado tem proveniência sustentável. Isto é, não contribui para a desflorestação do planeta.

Impressão de cartões de visita

A par da escolha do papel, a impressão é igualmente importante. É um factor que pode enaltecer ou arruinar o cartão de visita. É aconselhável procurar aconselhamento junto de profissionais, para que o resultado final exceda as expectativas.

Tipicamente, para baixas quantidades, é utilizada a impressão digital na produção dos cartões. Para quantidades superiores a 250 unidades, é utilizada a impressão offset. Apesar da qualidade de impressão em offset ser superior, esta não se mostra economicamente viável para baixas quantidades, uma vez que implica um processo de impressão mais moroso e com um tipo de preparação maior. Por outro lado, a impressão digital apresenta custos mais baixos para pequenas quantidades, mas não é economicamente viável para grandes quantidades.

O que incluir, e não incluir

Esta é, aliás, uma das dúvidas mais frequentes de quem pretende fazer cartões de visita. A tendência natural é incluir uma lista extensa dos serviços. Mas será tão eficaz assim constarem todos? Bem, uma lista de 5 serviços é aceitável, uma lista de 20 serviços talvez não seja. Simplificar pode ser vantajoso do ponto de vista gráfico e do ponto de vista de marketing. No fundo, o cartão de visita acaba por ser uma peça publicitária, sendo necessário aproveitar a atenção do cliente para focar nos pontos forte da sua empresa.

Caso a lista seja extensa existem dois problemas principais: o cliente não se vai dar ao trabalho ler tudo, e o texto ficará demasiado pequeno, o que dificulta a leitura e quebra o interesse de quem lê.

É aceitável colocar no cartão genérico de empresa o logotipo, morada, contactos (email, telefone, etc.), redes sociais e serviços (até cinco, de preferência).

Para  cartões de visita individuais (com o contacto de determinado colaborador), é aceitável incluir tudo o que foi indicado anteriormente, e adicionar o nome do colaborador, cargo que ocupa e contactos directos.

Cartões de visita para imobiliária exemplo
Exemplo de cartões de visita para vários colaboradores

Texto mais extenso, como a missão ou história da empresa, não deve aparecer no cartão de visita. Para além de não haver espaço suficiente para incluir muito texto, os cartões de visita são feitos para disponibilizar contactos e não maçar o cliente numa primeira oportunidade.

Preço de cartões de visita

É claro que o custo tem sempre um peso considerável na tomada de decisão, a maior parte das vezes. Com uma vasta escolha de gráficas, pode ser difícil decidir por qual optar. Lembre-se que não há uma segunda oportunidade para causar uma boa primeira impressão, mas não é por isso que terá que pagar um valor alto pelos seus cartões. Na Webnial Gráfica Online, é possível imprimir cartões de visita a partir de 7,90€ (com Envio Grátis).

Ainda tem dúvidas?

Uma amostra vale mais que mil palavras. Caso ainda tenha dúvidas sobre a qualidade final dos cartões peça amostras. Se a gráfica está realmente comprometida em prestar o melhor serviço com a melhor qualidade, terá todo o prazer em lhe enviar-lhe algumas.

Caso pretenda entrar em contacto connosco teremos todo o prazer em ajudar, e prestar aconselhamento personalizado.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 30 de novembro!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade