Termos como 4/0, 4/4, 1/0, 1/1 cores são abreviações comuns na industria gráfica. Se já pediu um orçamento antes, provavelmente já se deparou com esta nomenclatura usada para indicar o número de cores aplicado em cada lado do substracto de impressão, seja ele papel ou outro material.

4-0, 4-4, 1-0 e 1-1 cores o que significa

4/0 cores

Pronuncia-se “4 cores” ou “4 cores frente” e significa que são aplicadas 4 cores no lado da frente da folha, e o verso não terá qualquer tipo de impressão.

4-0 cores

Mas estas 4 cores não serão aleatórias. Uma vez que a impressão digital e impressão offset são processadas em quadricromia, estas cores serão o Ciano, Magenta, Amarelo e Preto, conhecidas pelo acrónimo inglês CMYK. Note que o processo de quadricromia tem como base apenas 4 cores, mas a sua combinação pode gerar mais de 200 mil cores. Isto permite a impressão de imagens, fotografias e degradês, por exemplo.

4/4 cores

Pronuncia-se “4 por 4 cores” ou “4 cores frente e verso” e significa que tanto na frente do trabalho como no verso são aplicadas as 4 cores. Por outras palavras, a impressão será impressa em full printing na frente e no verso.

4-4 cores

Isto é o tipo de impressão comum na maioria dos trabalhos como flyers, cartões de visita e brochuras.

1/0 cor

Pronuncia-se “1 cor”, ou “1 cor frente” e significa que apenas é impresso um lado do substracto, a preto.

1-0 cor

Na prática iremos obter uma impressão em tons de cinza. De todas as opções aqui referidas é aquela que se torna mais económica, uma vez que é aplicada apenas 1 cor de 1 lado do substracto.

1/1 cor

Pronuncia-se “1 por 1 cor” ou “1 cor frente e verso” e significa que a frente e o verso são impressas a preto.

1-1 cor

Isto é usual em livros e trabalhos onde não é necessário a impressão a cores. O resultado final será idêntico ao apresentado na imagem acima.

Dúvidas mais comuns

Posso imprimir fotografias com 4 cores?

Sim, as várias combinações da quadricromia permitem, na prática, a impressão de mais de 200 mil cores diferentes. Assim é possível a impressão de qualquer tipo de imagens, incluíndo fotografias.

Na impressão a 1 cor, posso escolher a cor a imprimir?

É comum e perfeitamente normal na encomenda de materiais gráficos o cliente não estar ciente da nomenclatura utilizada na industria gráfica. Por vezes ao solicitar um orçamento indica que pretende impressão a 1 cor que não o preto. Suponhamos que essa cor seria verde escuro. A impressão em quadricromia (CMYK) leva necessariamente à utilização de 4 cores (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto) para criar o verde escuro.

Isto apenas não é válido na aplicação de cores especiais, como Pantone, em que a cor é directamente impressa, e não há “mistura” de cor na impressão.

Em suma, quando é referido 1 cor, sem nenhuma outra informação adicional, essa cor é o preto.

Não vou usar todas as cores CMYK, terei um desconto?

Imaginemos o seguinte cenário: pretende realizar a impressão apenas em amarelo e magenta. Assim, das 4 cores (CMYK) apenas deverão ser aplicadas duas (Amarelo e Magenta). No entanto, como na impressão offset são processados vários trabalhos simultaneamente, a nível de poupança será irrelevante serem aplicadas duas ou quatro cores.

 

Caso tenha qualquer outra dúvida não hesite em contactar um especialista da nossa equipa, estaremos sempre disponíveis para ajudar e prestar o melhor aconselhamento personalizado.

Caso tenha gostado desde artigo, poderá também consultar outros artigos do nosso blog.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade