Os individuais de mesa para restaurantes são um elemento essencial na composição de cada mesa. São colocados habitualmente sob o prato em substituição da toalha, ou sob o tabuleiro no caso de restaurantes self-service. Mais que um elemento funcional pode também ter um papel importante no marketing do restaurante.
Habitualmente, o design dos individuais de mesa acaba por ser simples, com o logotipo e pouco mais. Mas já pensou como colocar mais informação estratégica poderia aumentar vendas?
Num mundo rodeado de publicidade, captar a atenção do público requer uma boa dose de criatividade. No caso dos individuais de mesa esse é um processo natural, uma vez que é uma forma não intrusiva de marketing, o cliente escolheu aquele local e provavelmente irá gostar de obter mais informações sobre os seus produtos.
4 ideias para individuais de mesa
Divulgação de novos pratos
Para além de promoções e descontos há outras formas de convencer os clientes a voltar. Uma das formas é incutindo a curiosidade por novos pratos e especialidades. Para isso é muito importante captar a atenção do cliente por meio de imagens de novos pratos. Interessa deixar os clientes com água na boca, e curiosos por voltar.
Uma outra estratégia para promover novos produtos é promover a origem dos alimentos e a confecção dos pratos, dando ênfase ao que têm de melhor e de único.
Promoções
Uma das formas de convencer um cliente a voltar a comprar pode ser por meio de promoções ou ofertas. Por exemplo, pode ser um desconto na próxima compra, um desconto caso traga um amigo(a), ou através de um programa de fidelização.
É importante que toda a estratégica de marketing esteja alinhada com os hábitos dos clientes e necessidade do restaurante. Por exemplo, se há uma quebra nos almoços durante a semana, poderia ser boa ideia fazer promoções nessas refeições.
O segredo para uma campanha de sucesso é passar uma mensagem clara com uma boa dose de criatividade à mistura.
Redes sociais
As redes sociais são importantes para manter o contacto com os clientes. Assim é possível informá-los das novidades, e convencê-los a voltar.
Os individuais de mesa são um óptimo meio para convencer os clientes a seguir o seu restaurante no Facebook ou Instagram.
Avaliações
As avaliações dos actuais clientes são bastante importantes para convencer novos clientes a visitarem determinado restaurante. É claro que quantas mais avaliações (positivas) tiver mais clientes terá.
E porque não promover as avaliações do Tripadvisor nos individuais de mesa?
Os individuais de mesa são uma peça de marketing desvalorizada, mas na veridade podem assumir um papel de relevo na comunicação com o cliente. Para restaurantes que já encomendam este produto, se seguirem as dicas indicadas neste artigo, podem aumentar as vendas sem fazer qualquer investimento adicional. Isto porque colocar a informação básica (logótipo e contactos) terá o mesmo custo de impressão que colocar outras informações, fotografias, etc.
Gostou das dicas que apresentámos? Visite o nosso blog, e descubra todos os artigos que temos para si. Desde tutoriais de programas de design gráfico, curiosidades, ente outros.
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