Se já solicitou orçamentos a gráficas provavelmente já se deparou com esta nomenclatura: papel couché. Mas afinal o que tem de tão especial este papel e quais as diferenças para o papel dito normal? Isso é o que vai descobrir neste artigo, porque vamos-lhe contar tudo.

o que é papel couché

O que é papel couché

O papel couché consiste num tipo de papel revestido por um verniz próprio, de forma a conferir certas qualidades a nível de resistência, brilho e qualidade de impressão.

Trata-se portanto de um papel apropriado para trabalhos profissionais, como é o caso de flyers, revistas, catálogos, cartões de visita. Praticamente todos os produtos em papel da industria gráfica.

Tipos de acabamento de papel couché

De entre as várias especificações do papel, existem duas que são referência, e devem ser especificadas em qualquer orçamento. São elas a gramagem e o tipo de brilho:

Gramagem

Quanto à gramagem trata-se do peso do papel, que é commumente associado à espessura e rigidez deste (embora em bom rigor não haja uma relação directa como é especificado neste artigo).

Se pretender imprimir flyers ou cartazes deverá optar por uma gramagem de 100 a 170g/m2. No entanto, caso o produto que pretenda seja cartões de visita, a gramagem deverá ser de 350g/m2. Se pretende mais informações acerca do tipo de papel mais adequado para cada trabalho, poderá contactar a Webnial Gráfica Online para esclarecer todas as suas questões com os nossos especialistas.

Tipo de brilho

No que respeita ao tipo de acabamento existem dois tipos: brilho e mate. O acabamento brilho reflecte a luz que incide na superfície do papel, e o acabamento mate (ou em bom rigor semi-mate) reflecte menos luz. Note que este acabamento é próprio do papel, sobre o qual se processa a impressão.

papel couché mate brilho

Dica extra: Plastificação

Caso se pretenda um acabamento de maior qualidade é possível adicionar ao papel couché uma laminação (ou plastificação). Consiste numa película fina e transparente que é adicionada após a impressão do trabalho. Isto irá conferir uma maior robustez ao papel e uma maior resistência à humidade. Embora não o torne à prova de água (não é possível submergi-lo), é o mais apropriado para utilizações de maior desgaste como ementas para restaurantes, cartões de visita, pastas de apresentação entre outros.

Dentro da gama das laminações existem três tipos: brilho, mate e soft touch. A laminação brilho consiste numa plastificação com acabamento brilhante. A laminação mate consiste numa plastificação com acabamento mate, ou seja não reflecte a luz. Este acabamento em particular é bastante usado em cartões de visita para dar uma acabamento mais requintado

A laminacao soft touch é uma versão mais sofisticada da laminação mate. É visualmente  idêntica à plastificação mate, no entanto difere no tacto. Quando se toca a superfície, a sua textura é mais suave, dando a sensação idêntica ao veludo.

Qual a diferença entre acabamento do papel e plastificação?

O acabamento do papel trata-se de uma camada de verniz impregnado no próprio papel, sendo que a impressão é realizada à posteriori, sobre essa camada.

A laminação é a adição de uma película de polipropileno após o processo de impressão. Esta confere um acabamento superior.

Em que casos não é recomendável o papel couché?

Apesar do papel couché ser um óptimo substracto de impressão, nalguns casos a sua utilização não é apropriada. São eles a impressão de papel timbrado, e cartões de fidelização para serem utilizados com carimbo.

A explicação parece óbvia: o papel couché não é o mais indicado para impressoras de escritório (principamente de jacto de tinta), e para carimbos.

 

Caso tenha gostado deste artigo consulte o nosso blog, lá pode encontrar dicas, tutoriais, entre muitos outros artigos no âmbito de design e industria gráfica.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade