Envelopes Personalizados ainda se usam?
A maior parte da comunicação empresarial, hoje em dia, é feita através de correio electrónico. O correio físico passou a ser raro. Receber uma carta endereçada passou ao mesmo tempo a ser algo exclusivo e com um significado de importância, principalmente quando efectuada em envelopes personalizados, com um design gráfico criativo.
Imagine que envia um convite para um evento de empresa, a um cliente importante por email. Com tantos emails recebidos o destinatário poderá nem abrir o seu email, ou pior, o email ficará retido na caixa de Spam. Receber uma carta é dessa forma uma alternativa bastante mais eficaz em determinadas situações.
Apesar de existir um vasto leque de aspectos importantes na escolha e criação dos seus envelopes personalizados, vamo-nos centrar nos 5 essenciais: formato, gramagem padrão de segurança, tipo de fecho e tipo de impressão.
Formato
Em Portugal os formatos mais utilizados são o DL, C5 e C4. O formato DL corresponde a uma folha A4 dobrada em 3, o formato C5 a uma folha A4 dobrada em 2 e por fim, o formato A4 corresponde a uma folha A4 sem dobras.
Para o envio de um documento em folha A4, normalmente é usado o formato DL. Os formatos C5 e C4 são utilizados apenas quando o volume de folhas é significativo e não se revela prático colocar num envelope de formato inferior.
Gramagem
A gramagem, está não só relacionada com o peso do papel, mas também com a opacidade e robustez do envelope. Para envio de documentos normalmente é usada a gramagem de 80 ou 90g/m2 em papel IOR. No caso de se tratar de um convite ou um postal de natal, por exemplo, podem ser utilizados outros tipos de papel de maior gramagem.
Padrão de segurança
Principalmente quando o envelope se destina a enviar documentos com alguma confidencialidade, deve haver o cuidado adicional de escolher um interior litografado, ou seja, com um padrão impresso que dificulte a leitura do seu conteúdo quando este está fechado.
Tipo de Fecho
O tipo de fecho irá depender se a envelopagem vai ser realizada manualmente, ou automaticamente recorrendo a uma máquina envelopadora.
No caso de envelopes personalizados com fecho manual é necessário descolar a tira de papel, e posteriormente pressionar para colar. No caso de envelopadoras automáticas, a pala segue sem cola.
Com ou sem janela
Colar etiquetas ou imprimir o endereço do destinatário no envelope pode, por vezes, ser uma solução ineficiente.
Assim, a opção alternativa é incluir uma janela no envelope, pela qual seja visível o endereço do destinatário.
Isto faz todo o sentido quando se trata de envio de determinado tipo de documentos. Por exemplo em facturas, comunicações, ou outro tipo padronizado.
Tipo de impressão
Por último, mas não menos importante que todos os outros aspectos indicados temos a impressão.
A impressão dos seus envelopes personalizados pode ser efectuada de duas formas:
- Apenas na parte da frente, no caso de se pretender colocar apenas logotipo, morada, e alguma outra informação adicional (esta é a opção mais económica);
- Em toda a superfície exterior do envelope (frente, verso e pala). Esta opção não limita o design gráfico apenas à parte da frente do envelope, o que a nível criativo é a opção preferencial. Se está à procura de inspiração, verifique este artigo que selecciona 5 exemplos incríveis de envelopes para empresas.
Dúvidas ou sugestões?
Caso tenha dúvidas ou sugestões relativamente à personalização de envelopes, contacte-nos. Iremos responder à sua questão o quanto antes.
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