Não sabe como adicionar uma textura no Adobe Illustrator? Venha daí e descubra tudo neste tutorial onde explicamos não uma, mas duas formas diferentes de criar texturas no Illustrator.

O Illustrator é considerando um dos melhores, senão mesmo o melhor software de edição vectorial. Permite através da sua vasta gama de recursos criar o design gráfico não só de logotipos e ilustrações, como de cartões de visita, flyers, cartazes, entre muitos outros materiais gráficos. Para além disso, com a integração de scripts e plugins, torna o seu espectro de acção mais abrangente e mais adaptado para cada trabalho.

O que é um pixel

O que é uma textura no Illustrator?

Uma textura no Illustrator é um efeito gráfico que pretende transmitir relevo numa determinada superfície. Pode ser aplicada em texto, ou em qualquer outro objecto.

Tipicamente são usadas para criar alguma noção de profundidade e realismo, em logotipos, caracteres, ilustrações, entre outros.

Como criar texturas no Illustrator?

O Illustrator é um software bastante completo, quer quase sempre tem várias formas de realizar a mesma tarefa. E criar texturas não é excepção.

Método padrão para criar texturas

1. Em primeiro lugar é necessário criar um documento novo, no Adobe Illustrator.

2. De seguida adicionamos um objecto. Neste caso texto, e alteramos a cor para verde, de forma a destacar a textura que iremos aplicar de seguida.

adicionar objectos no Illustrator

3. No menu Efeito, escolhemos a opção Textura, seguindo-se da opção Bordado.

4. Ajusta-se a parametrização da textura, clica-se em OK e já está.

Adicionar textura no Illustrator

Apesar da textura ser criada rapidamente, acaba por não ser apelava visualmente, e até um pouco limitada.

Método alternativo para criar texturas

O Illustrator dispõe também da capacidade de criar padrões, tema já adorado num outro artigo do nosso blog. E através desta funcionalidade, podemos também criar texturas, através de imagens, de forma mais criativa e versátil. É o que explicamos de seguida.

1. O primeiro passo é igualmente criar um novo documento do Illustrator, e adicionar os objectos pretendidos.

2. Se seguida, adicionamos uma amostra de uma imagem com a textura que pretendemos criar.

3. Criamos um padrão da amostra enviada. Isto não é mais que repetir a imagem indefinidamente de forma a dar a percepção de uma imagem grande o suficiente para todas as utilizações que queiramos dar. Para tal, selecciona-se a imagem, e no menu Objecto, escolhe-se a opção Padrão, e de seguida Criar.

4. Agora, este padrão fica disponível no painel Amostras. Seleccionamos o texto criado inicialmente, e preenchemos com este padrão. Estamos simplesmente a criar um textura naquele objecto.

Preencher objecto com textura no Illustrator

5. Caso se pretenda alterar a tonalidade da textura, isso pode ser possível através da criação de uma camada na cor pretendida, e reduzindo a opacidade.

Resultado final de textura no Illustrator

Gostou deste artigo sobre a criação de texturas no Adobe Illustrator? Visite o nosso blog, e descubra muitos outros artigos sobre industria gráfica, design gráfico e tutoriais sobre Adobe Illustrator, Photoshop, Canva, Picscart e muito mais.

Se está à procura do melhor parceiro para impressão profissional, encontrou. A Webnial Gráfica Online alia o know-how de várias décadas de experiência ao melhor preço de mercado. Contacte-nos, teremos todo o gosto em ajudar.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 31 de julho!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade