Os símbolos no Illustrator são uma ferramenta simples e intuitiva que permite economizar tempo nos seus projectos de design gráfico no Adobe Illustrator.

São no fundo uma biblioteca de objectos predefinidos, que se esperam usar repetidas vezes. Por exemplo, os ícones de telefone e redes sociais são um exemplo disso mesmo. São usados em praticamente todas as artes gráficas de cartões de visita e flyers, e não faz qualquer sentido estar a repetir todo o processo de importação, quando estes ícones podem estar literalmente à distância de um click.

Simbolos no Illustrator

Como criar um simbolo no Illustrator

Criação do simbolo

1. Em primeiro lugar é necessário criar um documento Adobe Illustrator.

2. De seguida criamos um ícone à escolha. No nosso exemplo usámos o ícone telefone.

3. Agora, importamos esse ícone nos símbolos de acordo com a imagem abaixo.

Opções de simbolo no Illustrator

Utilização do simbolo

1. Para utilizar determinado simbolo, previamente importando na biblioteca, basta clicar e arrastar.

Simbolo telefone no Illustrator

2. O símbolo vai ser adicionado à área de trabalho do Adobe Illustrator, e é possível redimensioná-lo ou alterá-lo.

Note que quando adiciona um símbolo está a adicionar um elemento gráfico igual ao da biblioteca. Se alterar o símbolo na biblioteca, irá alterar todos aqueles que foram importados previamente. Isto é útil para manter a consistência gráfica do projecto, e permite uma economia de tempo significativa para artes gráficas onde determinado símbolo se repita várias vezes.

Se desejar que tal não aconteça, deve escolher a opção “Quebrar link com o símbolo”. O que significa que o símbolo importado não terá vínculo com o símbolo da biblioteca, e que uma alteração neste não se reflectirá naquele já importado.

A ferramenta Símbolos permitem uma economia de tempo significativa em artes gráficas que necessitem de importação de elementos gráficos iguais repetidas vezes. Para além disso, a sua potencialidade pode ser explorada para a criação de modelos gráficos, onde é possível importar templates completos, ou mesmo criar marcas de água pre-definidas.

Se ainda não usa os símbolos no Illustrator, é hora de começar. A qualidade dos seus projectos irá melhorar, e a sua eficiência também.

 

No nosso blog encontra centenas de artigos sobre design gráfico e industria gráfica. Desde tutoriais de Adobe Illustrator, Photoshop, Indesign, Canva, Picasart e muito mais. Se está a dar os primeiros passos em design gráfico, temos também um guia para si: Como usar o Adobe Illustrator. Aqui encontra um resumo das ferramentas e funcionalidades mais simples e úteis para o dia a dia de qualquer designer. Temos também vários outros tutoriais avançados, que pode consultar em: Os melhores tutoriais Adobe Illustrator grátis.

Se pretende efectuar a impressão das suas artes gráficas, chegou ao sítio certo. A Webnial Gráfica Online conta com o know-how de décadas de experiência, aliado ao preço mais competitivo do mercado. Seja para a impressão de cartões de visita, flyers, cartazes ou autocolantes personalizados, temos a melhor solução para si. Contacte-nos, através de email, chat (no nosso site), ou telefone (chamada gratuita), teremos todo o gosto em poder ajudar, e contribuir para o seu sucesso.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 31 de julho!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade