Se é leitor assíduo do nosso blog, já se apercebeu que o Illustrator é um software de eleição na área de design gráfico. Apesar de não ser perfeito, e ter alguns problemas de desempenho já aqui relatados por nós, acaba por ser a opção com maior número de ferramentas para manipulação de artes gráficas vectoriais.

E se há algo que (por norma) não falta numa arte gráfica, é o texto. É ele o responsável por comunicar determinada mensagem ao cliente.

Neste artigo vamos apresentar algumas dicas muito úteis na hora de criar e editar textos.

Dicas para criar textos no Illustrator

Dicas para criar textos no Illustrator

1.Pesquisar texto

Esta é uma opção essencial, principalmente em artes que contenham textos muito longos, e seja necessário localizar ou mesmo substituir determinadas palavras.

Note que a pesquisa apenas surte efeito caso o texto esteja em formato evitável. No caso de estar em curvas, o texto não é mais “pesquisável”. Para tal basta aceder ao menu Editar, segundo-se de Localizar e Substituir.

2. Converter texto em curvas

No Adobe Illustrator o texto pode estar em formato editável, onde a qualquer momento se pode rescrever e alterar, ou pode estar em curvas, em que não existe mais a possibilidade de ser alterado.

Para fins de correcção do texto, é sempre preferível este estar em modo editável. No entanto, para fins de exportação ou mesmo para criação de determinados efeitos, o texto deve estar convertido em curvas.

Para saber mais pode consultar o nosso artigo como vectorizar texto no Illustrator.

3. Criar destaque de texto

Principalmente em cartazes, os destaques de texto são bastante usados. Mas do que se tratam exactamente? São, no fundo, contornos e sobreposições usados para realçar determinados textos. Não existe uma ferramenta específica para o fazer, mas lembre-se que temos mais de uma centena de tutoriais no nosso blog. E claro que temos um a explicar como destacar texto no Illustrator.

4. Como colocar texto em perspectiva no Illustrator

O Illustrator não foi propriamente desenhado para criar prespectivas tridimensionais. No entanto tem a ferramenta, talhada para dar a ilusão de profundidade. É a Ferramenta de Perspectiva.

O texto (assim como outros objectos gráficos) podem ser colocados em perspectiva. Para tal basta seguir o tutorial como colocar texto em perspectiva no Illustrator.

5. Como moldar e curvar texto no Illustrator

O texto no Illustrator não tem de ser direito. Pode ter o contorno de um objecto ou um contorno de um caminho. Saiba dominar esta ferramenta e as suas artes gráficas vão deixar de ser monótonas e lineares. Explicamos tudo no artigo Como moldar e curvar texto no Illustrator.

Gostou deste artigo? Então o nosso blog é para si. Desde tutoriais de Adobe Illustrator, Photoshop, Indesign, Canva e Picsart. Para além disso pode consultar também curiosidades e dicas sobre técnicas de impressão e preparação de ficheiros para enviar para a gráfica.

Se já tem a arte gráfica e pretende efectuar a impressão, contacte a Webnial Gráfica Online. Somos especializados na impressão de pequeno e grande formato, e estamos disponíveis para ajudar. Produzimos desde cartões de visita, flyers, cartazes, autocolantes personalizados, roll-ups, lonas, e muito mais.

Contacte-nos através do chat do site, por email, ou pelo telefone (chamada gratuita).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 31 de julho!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade