O Adobe Illustrator é o melhor (ou um dos melhores) softwares de design gráfico profissional. Isto deve-se ao facto de ser um software maduro, com mais de 20 versões, como também pela quantidade e qualidade de ferramentas que dispõe.

Hoje trazemos até si uma dica básica, mas muito útil. Como vectorizar texto no Illustrator.

E porque é importante saber vectorizar texto? Isto é especialmente relevante na criação de logotipos, ou outras peças gráficas publicitárias. Especialmente quando se pretendem estilizar elementos do texto, ou quando se pretende realizar um efeito gráfico sobreposto a uma imagem (como iremos aprofundar mais à frente neste artigo).

Vectorizar texto no Illustrator

Vectorizar texto no Illustrator

Os pequenos pormenores fazem toda a diferença, e na criação peças gráficas isso é integralmente verdade. Por mais simples que o design seja, os detalhes enaltecem o trabalho. 

1. Se pretende vectorizar texto, em primeiro lugar é necessário criar esse mesmo texto através da “Ferramenta Tipo” (ícone “T” na barra de ferramentas). Adiciona-se o texto à escolha.

Criat texto no Adobe Illustrator com ferramenta tipo

2. De seguida, existem duas opções para transformar o texto em curvas:

2.1. Seleccionar o texto, e no menu “Objecto” escolher a opção “Expandir…”. Aparece uma janela com a parametrização da ferramenta, e basta clicar “OK”.

2.2. Ou em alternativa, seleccionar o texto, e através do menu disponível com o botão direito do cursor seleccionar a opção “criar contornos”.

Texto Vectorizado no Illustrator

3. Agora, já não é possível editar o texto, como efectuado no ponto 1. O texto passou a ser um conjunto de objectos, editáveis apenas através do caminho que o compõe. No nosso exemplo personalizámos e alterámos a cor de alguns elementos do texto. O que seria impossível caso o texto não fosse convertido em curvas.

Colorir tipo de letra

Vectorizar texto para efeitos com imagens

A vectorização de texto é também muito usada para sobreposição com imagens. Abaixo apresentamos um exemplo.

1. Em primeiro lugar é necessário criar o texto, e de seguida efectuar a vectorização do mesmo, como já explicado anteriormente.
2. Uma vez que, neste passo, o texto já se encontra vectorizado, este é considerado como um conjunto de curvas e pontos, e não como um conjunto de caracteres. Dessa forma pode ser criado um caminho composto (já detalhado em outros artigos do nosso blog).Criar máscara de recorte com texto

3. Sobrepondo uma imagem, é necessário apenas criar uma máscara de recorte para se obter o resultado final. Podem também ser adicionados outros efeitos, como filtro de cor.

Resultado final de máscara de recorte com texto

Neste artigo procurámos explicar as potencialidades da vectorização de texto no Illustrator. Para mais detalhe sobre a utilização das várias técnicas e ferramentas, como por exemplo o caminho composto e máscara de recorte, basta que visite outros artigos do blog.

Se pretende imprimir as suas criações gráficas saiba que o pode fazer com a Webnial Gráfica Online. Contando com uma equipa com mais de 30 anos de experiência no sector de artes gráficas, somos o seu melhor parceiro para impressão de cartões de visita, flyers, autocolantes personalizados, roll-ups, lonas, pastas de apresentação e muito mais. Se tem alguma sugestão ou dúvida, entre em contacto connosco através de email, chat do site ou contacto telefónico (chamada gratuita).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 31 de maio!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade