O logotipo é um elemento essencial para qualquer marca ou empresa. É através dele que muitas vezes o cliente cria uma boa primeira impressão. O logotipo pode transmitir determinadas emoções não só pela forma estética, como também pelas cores do próprio logotipo, como já abordado em um outro artigo do nosso blog.

Neste artigo vamos revelar o melhor programa para fazer logotipos, e porque deve, ou não deve usá-lo. Note que não há uma resposta certa ou errada, o objectivo deste artigo é explicar as principais diferenças entre eles, e qual se adequa mais para o seu perfil de utilizador.

qual o melhor programa para fazer logotiposno Illustrator

Melhor software para criar logotipos

1. Adobe Photoshop

O Photoshop é um programa de edição de imagens e fotografias, lançado no início da década de 90. É um software recomendado para trabalhos profissionais de fotografia. No entanto não é o mais indicado para criação de logotipos. Isto deve-se ao facto do Photoshop trabalhar com imagens raster e não vectores. Caso se pretenda aplicar o logotipo em produtos de grande formato, como por exemplo as lonas e roll-ups, a imagem pode ficar “pixelizadas”.
Dessa forma, não recomendamos a utilização do Adobe Photoshop para a criação de logotipos.

2. Canva

O Canva é uma plataforma online de design gráfico. Fundada em 2013 é um serviço gratuito, ideal para utilizadores que não tenham experiência em design e que queiram criar peças gráficas mais simples.
Contudo tem algumas desvantagens em comparação a outros softwares para criação de logotipos. Desde logo porque é baseado em modelos pré-definidos, permitindo ao utilizar alterar apenas o nome da marca. Dessa forma, nunca será possível garantir que outra marca ou empresa não terá um logotipo exactamente igual.
Um logotipo com impacto tem imperativamente de ser único, diferente de todos os restantes. Para tal é importante conter pormenores gráficos que o distingam. O Canva não permite desenhar um logotipo de raíz, e consequentemente não é indicado para criação de logotipos mais elaborados.
Assim sendo, não recomendamos a utilização do Canva para criação de logotipos para marcas e para empresas.

3. Adobe Illustrator

O Adobe Illustrator é um software de edição gráfica vectorial lançado em 1987. Este é o software mais indicado para a criação de logotipos. Como já abordado em outro artigo, as imagens são apresentadas através da interpretação de um conjunto de curvas e ponto, e não através de píxeis. Assim, é possível aumentar indefinidamente a imagem sem perder qualidade.
Isso será muito importante, uma vez que permite a criação de peças gráficas de grande formato, garantido que o logotipo não perde qualidade, e será correctamente impresso.

a criar um logotipo no Illustrator

O Illustrator é um software de edição gráfica profissional, e dessa forma mais difícil de utilizar para quem não tem experiência no seu manuseamento. É no entanto, o melhor programa para fazer logotipos, permitindo criar logotipos de raíz.

Caso pretenda um software vectorial gratuito, pode optar pelo Inkscape.

Se não tem experiência em design gráfico, e pretende criar um logotipo profissional, passível de registo no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, contacte a Webnial Gráfica Online. Com uma vasta experiência na criação de logotipos e imagem visual, encontra-mo-nos à disposição para ajudar através de email, chat ou telefone (chamada gratuita).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 31 de maio!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade