Não sabe como usar o Adobe Illustrator? Chegou ao sítio certo. Temos dezenas de artigos e tutoriais gratuitos sobre Adobe Illustrator, que explicam passo a passo, desde a tarefa mais simples a funcionalidades mais avançadas.

Antes de avançar, recomendamos a leitura do artigo sobre a diferença entre Photoshop e Illustrator, de forma a entender se este software é o mais indicado para o que pretende. Sucintamente, o Illustrator é mais indicado para a criação de logotipos, criação de artes gráficas como cartões de visita, flyers, cartazes, autocolantes personalizados, etc. Enquanto que o Photoshop é o software mais adequado a edição de fotografia e imagem.

Como usar o Adobe Illustrator

Como Usar o Adobe Illustrator

Feita esta nota inicial, vamos então passar à acção, e indicar algumas ferramentas pelas quais deverá começar se pretende iniciar-se em design gráfico com o Adobe Illustrator.

Pranchetas no Illustrator

Em primeiro lugar é necessário entender o que é uma prancheta. Trata-se nem mais nem menos que a área de trabalho disponível para a criação de determinado trabalho. Caso estejamos a criar uma arte gráfica para impressão, será o equivalente às páginas, ou aquilo que será impresso.

Para mais detalhes sobre este tema recomendamos a leitura do artigo Como adicionar pranchetas no Illustrator e mais 3 dias extra.

Ferramentas no Illustrator

É claro que para qualquer criação gráfica é necessário usar as ferramentas de desenho disponíveis.

Deve dedicar algum tempo a estudar e a praticar cada uma delas, uma vez que são um ponto primordial para o sucesso no domínio deste software.

Tanto a caneta, pincel irregular e junção, são ferramentas que já detalhámos anteriormente e que valem bem um consulta.

Não há flyer ou cartão de visita que não tenha texto. E nesse ponto também temos tutoriais. Desde como moldar e curvar texto no Illustrator, a criar vectorizações de texto, destacar texto ou criar texto em 3D.

Imagens no Illustrator.

Se não há arte sem texto, muito menos sem imagem. Saber vectorizar uma imagem, incorporar imagens no Illustrator, recortar imagens e recolorir, são alguns pontos que farão com que se torne expert em design gráfico no Illustrator.

Opções avançadas

Após os passos anteriores será altura de optimizar o processo de criação de artes gráficas. Não só reduzindo o tempo em cada tarefa usando atalhos do Illustrator, como também os scripts e as ações no Adobe Illustrator.

Os atalhos são basicamente combinações de teclas que permitem aceder rapidamente a determinadas ferramentas. Dessa forma melhora a eficiência na criação de determinado design gráfico uma vez que para criar a mesma arte demora menos tempo.

Os scripts são módulos de código que permitem fazer tarefas simples, como numerar páginas, medir objectos da arte gráfica, etc. São úteis em aplicações especificas, mas vale bem a pena explorar essa área.

As acções no Illustrator tratam-se de automatizações de tarefas simples. Como já abordar num artigo anterior, é possível recriar os clique no rato e determinadas tarefas de forma a criar em poucos segundos uma tarefa mais demorada, tipicamente de alguns minutos.

Na Webnial Gráfica Online imprimimos as suas artes gráficas ao melhor preço com qualidade irrepreensível. Pode comprar directamente no nosso site, ou enviar-nos um email, contactar-nos por telefone (chamada grátis), ou simplesmente iniciar uma conversa no chat online.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 31 de julho!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade