A ferramenta de Junção no Adobe Illustrator é bastante simples de usar comparada com outras mais complexas como a ferramenta Pathfinder. No entanto, não é das ferramentas mais conhecidas já que a sua simplicidade faz com que passe despercebida. Por essa razão vamos explicar passo a passo como é que pode usar a ferramenta Junção para facilitar a sua vida de designer gráfico.

Junção no Adobe Illustrator

Esta ferramenta faz exatamente aquilo que o nome descreve, é usada maioritariamente para unir de forma rápida pontos de objetos ou segmentos de linha (rectas ou curvas) que estão separados. Estes pontos são unidos por completo, de forma semelhante ao que acontece se usar a ferramenta Unir do Pathfinder, porque a ferramenta Junção também corta os excessos quando une os dois pontos ou estende a forma ou linha até unir os pontos.

Cabeçalho do Artigo sobre a ferramenta Junção

A ferramenta Junção pode ser utilizada de várias maneira, por isso iremos exemplificar de seguida cada uma das diferentes opções que têm disponíveis, passo a passo, para poder usar esta ferramenta nos seus designs.

Como usar a ferramenta de Junção: Opção 1

No menu lateral esquerdo pode encontrar a ferramenta Junção no Adobe Illustrator ao pressionar a ferramenta Lápis durante algum tempo, tem acesso dessa forma a ferramentas extra como a ferramenta Suavizar e a ferramenta de Junção.

Crie duas linhas com curva

Antes de selecionar a ferramenta Junção no menu lateral esquerdo, deve criar uma linha com curva como por exemplo, pode usar a ferramenta Caneta para criar a linha e ao criar o segundo ponto arrastar até formar uma curva. Depois copie essa linha pressionando o ALT ao fazer uma rotação de 180º até ficar com duas linhas interceptadas como é demonstrado no exemplo.

(Dica: Copie estas duas linhas para não ter de repetir o processo para os outros exemplos.)

Criar duas linhas e copiar no Illustrator

Use a ferramenta Junção

Com as duas linhas criadas agora pode selecionar a ferramenta Junção no menu lateral esquerdo e se ligar o Capslock irá ver que o cursor muda para uma forma mais precisa para poder ver exatamente onde é que os pontos devem unir. Depois clique no botão esquerdo do cursor e arraste por cima de dois pontos que se cruzam mas que não estão unidos. Ao soltar o botão vai ver os dois pontos unidos com um ângulo correto e o excesso eliminado.

Usar a Ferramenta Junção no Illustrator

Como usar a ferramenta de Junção: Opção 2

Use a ferramenta Junção

Após repetir o primeiro passo de criar duas linhas com curva deve selecionar a ferramenta de Seleção direta para selecionar os dois pontos que faltam conectar, de seguida clique com o botão direito do cursor e escolha a opção “Junção”, ou então também pode escolher no menu superior a opção “Objeto – Caminho – Junção”, ou pelo atalho de teclado CMD + J ou CTRL + J (em Mac e Windows respectivamente). Irá ver os dois pontos agora unidos, por uma linha reta.

Botão direito do cursor -ou objeto - caminho - Junção

Nota: pela opção de Unir pelo Pathfinder irá ter o mesmo resultado que este tipo de Junção.

Unir com o pathfinder no Illustrator

Esta é a diferença entre a Junção a partir de “Objeto”, e a ferramenta Junção do menu lateral esquerdo, pois a ferramenta Junção não se limita apenas a criar uma linha reta a conectar os dois pontos já que tem sempre em conta os ângulos dos pontos e analisa se deve cortar o excesso ou estender os segmentos de linha.

No nosso blog tem ao seu dispor vários tutoriais e artigos de design de diferentes softwares como o Adobe Illustrator e o Adobe Photoshop, e também sobre a plataforma Canva. Se pretender imprimir as suas peças gráficas a preços competitivos e com a máxima qualidade conte com a Webnial Gráfica Online, teremos todo o gosto em poder ajudar.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 31 de agosto!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade