Um pixel é o menor elemento de uma imagem digital. Seja num computador, na tela dum smartphone, etc. O termo deriva de “picture element” (“elemento da imagem” em tradução livre),

Os pixels são organizados em forma de grade, sendo cada pixel responsável por representar uma cor específica.

Uma imagem vista num computador trata-se, nem mais nem menos, que um conjunto de centenas, milhares ou mesmo milhões de pixeis.

O que é um pixel

Como o número de píxeis afecta a resolução da imagem?

Por exemplo, uma imagem com resolução 500×1000 pixeis, significa que estamos perante uma imagem com 640 pixeis de altura e 480 pixeis de largura, totalizando 500 000 pixeis.

A resolução de uma imagem é medida pelo número de pixels que ela contém. Quanto maior for o número de pixels, maior será a resolução da imagem e, portanto, maior será a qualidade da imagem.

Quando uma imagem, com uma resolução maior é redimensionada para um tamanho menor, há uma redução no número de pixeis, e consequentemente a imagem perde qualidade. Portanto, é importante usar imagens com uma resolução adequada para o tamanho em que elas serão apresentadas  uma vez que isto garantirá que a imagem fique bem definida e não perca qualidade.

diferença entre imagens com muitos e poucos pixeis

Qual a melhor resolução de uma imagem para impressão numa gráfica?

A melhor resolução de uma imagem para impressão depende muito do tamanho do formato impresso e da distância a que será legível. Já aqui explicámos noutro artigo a importância da distância de leitura em grandes formatos.

Caso envie o ficheiro em formato im standard na industria gráfica é de 300 PPI (ver aqui a diferença entre PPI e DPI), embora na Webnial Gráfica Online recomendamos que envie na melhor qualidade que tem disponível, isto porque apenas usamos equipamentos de última geração, que permitem uma qualidade de imagem até 2400 dpi.

Vantagens de enviar ficheiro em vectorial para gráfica?

Já aqui explicámos anteriormente o que é um ficheiro vectorial. Muito sucintamente é um documento criado em software de edição gráfica que permite preservar determinados elementos independentemente da sua resolução. Isto porque as imagens não são guardadas em pixeis, mas sim em vector (conjunto de curvas e pontos que compõe a imagem).

Enviar um ficheiro em formato vetorial (PDF, EPS, SVG, AI) para impressão tem algumas vantagens em comparação com um ficheiro em formato raster (JPEG, TIFF, PNG). Dentro das quais são:

Escalabilidade: As artes gráficas podem ser redimensionadas indefinidamente sem perda de qualidade. Nos documentos rasteirados ao aumentarmos a imagem de tamanho, não estamos a aumentar o número de pixeis, mas sim a aumentar o tamanho de cada pixel. Isto faz com que a imagem perca definição e se comecem a notar os pixeis.

Maior definição: por norma a impressão de um ficheiro vectorial permite uma maior definição da imagem, ao passo que uma imagem raster os textos e pequenos elementos gráficos podem não parecer tão precisos.

Versatilidade: Por norma os ficheiros vectoriais pode ser editados. Isto significa que se pretender alterar algum detalhe na arte gráfica, podemos fazê-lo facilmente. Ao passo que num ficheiro em formato de imagem tudo será mais difícil.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 31 de julho!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade