O que é o design gráfico?

Design gráfico provem do latim “designo”, e significa designar, representar e marcar. Tem como objectivo comunicar ideias através da ordenação de elementos gráficos, com ou sem texto.

O design gráfico não é todo igual, e neste artigo vamos detalhar cada uma das suas vertentes e especializações. Cada tipo de design gráfico requer diferentes competências e softwares.

Tipos de design gráfico em 2023

Tipos de design gráfico

Design gráfico de identidade visual

O design gráfico de identidade visual é focado na criação de marcas e elementos gráficos associados, desde imagens, formas e cores. Nesta área o designer é responsável pela criação de logotipos, tipografia e a identidade corporativa. É crucial o conhecimento de softwares vectoriais como o Adobe Illustrator.

Design gráfico de marketing e publicidade

Esta especialização de design gráfico é direccionada para a venda de produtos, serviços, ou a reputação das marcas. Não tem como por objectivo criar o conceito de determinada marca, mas sim, de impulsionar a sua visibilidade. Seja por anúncios em forma de imagem, vídeo ou formas criativas alternativas (como é o exemplo o marketing de guerrilha).

O design gráfico de marketing e publicidade deve ter capacidades para além das estritamente necessárias à manipulação gráfica, sendo necessário também um amplo entendimento do público algo e estratégias de marketing.

Design editorial

Estes são commumente apelidados de paginadores. São os responsáveis em introduzir o texto e imagens, num jornal ou revista, de forma à publicação fazer sentido e ficar visualmente apelativa para o leitor. 

O paginador deve ter um conhecimento transversal de softwares editoriais, como por exemplo o Adobe Indesign.

Design gráfico de embalagem

Design de embalagem é uma vertente específica do design de produto. Não só da sua forma estética como também dos elementos gráficos nela impressos. Lembre-se, quando está num supermercado, por detrás de cada embalagem e cada rótulo existem milhares de horas de trabalho para criar o produto com maior destaque. E essa responsabilidade é do designer gráfico de embalagem.

Motion Designer

Animações, publicidades dinâmicas e  vídeos publiciários são da responsabilidade do Motion Graphic Designer (Design gráfico de movimento em tradução livre). 

Ilustrador

O ilustrador representa uma componente mais artística do design gráfico, onde as competências necessárias estão mais ligadas às técnicas e criatividade. O ilustrador trabalha em estreita relação com outros tipos de designers, tanto em publicidade como editorial. É ele o responsável por criar os desenhos adequados a cada trabalho. Desde ilustrações infantis, a padrões específicos para cartazes, publicações e identidade visual.

Se gostou deste artigo sobre design gráfico, consulte o nosso blog, e descubra centenas de artigos sobre design gráfico, desde  a identidade visual, publicidade, movimento como ilustrações. Dispomos de dezenas de tutoriais sobre Adobe Illustrator, Photoshop, Indesign, Canva e Picsart.

Se procura uma gráfica de qualidade ao melhor preço conte com a Webnial Gráfica Online. Online desde 2013, contamos com uma vasta equipa com o know-how necessário para poder ajudar no seu projecto. Desde cartões de visita, flyers, autocolantes personalizados, entre muitos outros produtos. Contamos também com uma equipa de designers para criar as peças gráficas para a sua marca ou empresa.Tipos de design gráfico em 2023 main Tipos de design gráfico em 2023

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 31 de julho!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade