A plataforma Canva é ideal para quem precisa de criar designs com rapidez e simplicidade. Já foi mencionado em artigos anteriores (como criar cartões de visita no Canva e como criar flyers no Canva), neste artigo vamos abordar como criar cartazes no Canva.

É bom relembrar que esta plataforma dispõe de uma versão gratuita e vários dos seus recursos também o são.

Como Criar Cartazes no Canva

Como criar Cartazes no Canva: tutorial passo a passo

De notar que cartazes e posters são dois nomes distintos para o mesmo produto. No Canva não irá encontrar “cartazes” mas sim “posters”. Dito isto, passemos então à acção.

1.1 Escolher um Template

Para começar, no caso de querer um design rápido e que não consuma muito tempo, pode escolher um template em consonância com o tema do cartaz.

Templates do Canva

Pode escolher categorias como cartazes publicitários, cartazes sobre educação ou sobre trabalho.

Um template ajuda a reduzir o tempo de criação do design, embora perca ao nível de de criatividade e autenticidade.

1.2 Escolher uma imagem

Em vez de optar por um template, pode também criar o seu próprio design de raiz. Neste caso, vamos começar por escolher uma imagem relacionada como o propósito do cartaz.

Escolher uma imagem

Pode proceder ao respetivo upload através da barra lateral esquerda se pretender usar imagens próprias. Caso contrário, pode escolher imagens gratuitas da biblioteca do Canva. Após escolher a sua imagem, deve redimensionar consoante a sua preferência. Neste exemplo irá ser usada como imagem de fundo do cartaz dessa forma deve preencher todo o documento.

2. Adicionar formas

Neste próximo passo do tutorial, foi adicionado um elemento gráfico em forma de retângulo, através do painel Elementos do menu lateral esquerdo, e redimensionado para preencher toda a imagem previamente adicionada.

Adicionar elementos de formas

Para aplicar um filtro de transparência sobre a imagem de fundo diminuímos o nível de transparência do elemento gráfico até que a imagem fique visível e de forma a garantir que os elementos de texto que irão ser adicionados permaneçam legíveis.

3. Adicionar elemento de texto

Para adicionar elementos de texto ao design deve ir ao painel Texto no menu lateral esquerdo,

Neste painel pode escrever o texto que pretende inserir e alterar cada fonte individualmente, ou pode escolher uma combinação predefinida da biblioteca do Canva e alterar o texto do design do seu cartaz.

Adicionar elemento de texto

Se pretender alterar uma das fontes, pode fazê-lo, na painel de controlo

Para que o texto permaneça legível, foi ainda adicionado e posicionado atrás do texto um elemento gráfico na forma de um retângulo, através do painel Elementos.

4. Exportação e Impressão do Cartaz

No ultimo passo do tutorial de como criar cartazes no Canva, deve exportar o seu ficheiro. Após todas as verificações, no menu superior tem a opção de fazer download. Ao clicar irá surgir a janela de opções de exportação. Escolha o formato de “PDF para impressão” e não se esqueça de ativar a opção de “Marcas para corte e transbordo”.

Adicionar elemento de texto

Quando o ficheiro concluir a exportação, deve aceder ao website da Webnial Gráfica Online, e efectuar uma encomenda.

Pode consultar o blog da Webnial Gráfica Online, se procura dicas e curiosidades de design gráfico como a cor Pantone de 2022 ou para tutoriais semelhantes a como criar cartazes no Canva dedicados a outros programas como o Illustrator ou Photoshop.

Pretende um orçamento personalizado? Contacte-nos, damos-lhe uma respta em 24 horas.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 31 de maio!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade