Dezembro para além de ser sinónimo de época natalícia, é também sinónimo da nomeação da cor Pantone para o ano seguinte. E assim se repete este ritual desde o ano 2020. Caso pretenda consultar as cores Pantone de todos os anos anteriores, pode rever o nosso artigo sobre cores Pantone.

Antes de anunciarmos a cor Pantone escolhida para o ano 2022 importa esclarecer por quem é feita a nomeação e quais são os critérios de escolha.

A Pantone Color Institute é parte integrante da Pantone LCC, e dedica-se exclusivamente à previsão de tendências de cor. É ela que elege, todos os anos em dezembro, a cor Pantone para o ano seguinte, e este ano não foi excepção.

E a cor do ano não é mais que ditar uma tendência, para as diferentes industrias, desde moda, automóvel, industria gráfica, etc.

As cores do ano têm sempre a particularidade de terem um enquadramento social, fazendo com que não esteja em causa apenas a nomeação de uma cor, mas sim todo um significado e psicologia por detrás dela. Vamos então descobrir a cor Pantone do ano 2022.

Cor Pantone de 2022

Cor Pantone do ano 2022

Leatrice Eiseman, a directora executiva da Pantone Color Institute, anunciou no passado dia 9 de dezembro a cor Pantone do ano 2022. Trata-se de azul, com um tom suave de vermelho e violeta. A sua referência é Pantone 17-3938 Ver Peri. Leatrice Eiseman justificou esta escolha devido à alegria, dinamismo, criatividade e expressão imaginativa que a cor transmite.

Referiu ainda que, ao contrario das cores anunciadas nos anos anteriores, esta é uma nova cor que não fazia parte do catálogo de cores Pantone. Foi portanto uma inovação em todo o processo, procurando também acompanhar a inovação e transformação global pós-pandemia.

A complexidade deste tom azul (que apresenta uma mistura de tons violeta e vermelho), representa as possibilidade diante de nós.

Se no ano passado a cor escolhida estava centrada nos efeitos psicológicos e sociais da pandemia, a cor do ano 2022 é mais optimista, realçando a componente tecnológica, inovadora e a vida moderna pós-pandemia. Houve ainda o cuidado de criar uma cor totalmente nova, que reflete o contexto social e económico.

Quer saber mais sobre cores Pantone? No nosso blog dispomos de vários artigos sobre cores Pantone, desde as suas vantagens e desvantagens e quais as diferenças relativamente à cor CMYK.

Se é designer ou entusiasta de design gráfico, pode também consultar os inúmeros tutoriais de design gráfico que disponibilizamos gratuitamente no nosso blog. Desde tutoriais de Adobe Illustrator a tutoriais de Canva, passando por descrições mais técnicas acerca da industria gráfica (como as diferenças entre preto simples e preto composto ou significado da nomenclatura 4/4 cores).

Se pretender imprimir as suas peças gráficas, saiba que a Webnial Gráfica Online pode ajudar. Desde pequeno a grande formato, somos o seu parceiro de impressão CMYK ou Pantone, primando sempre pela qualidade, aos melhores preços. Pode efectuar a sua encomenda no nosso site, ou em alternativa, pode-nos contactar para um orçamento personalizado. Pode entrar em contacto por telefone, email ou chat. Saiba mais na nossa página de contacto.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 31 de maio!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade