Um padrão é a repetição de um determinado elemento gráfico de forma consistente ao longo do espaço. Esta é uma técnica especialmente eficaz para preencher de forma harmoniosa a peça gráfica.

Segundo o designer Lewis Foreman Day (1945-1910), “o uso de padrões no design não é um assunto aleatório, mas uma actividade disciplinada em que o designer impõe uma ordem e estrutura aleatória, de forma a tornar o produto final esteticamente satisfatório”. Isto é verdade porque é necessário ter algum cuidado na forma como se efectua a repetição do padrão. O resultado final deve ser equilibrado de forma a valorizar a peça gráfica como um todo.

Como criar um padrão no Illustrator?

O Adobe Illustrator para além de ser um software de edição ao nível do design vectorial, é também a ferramenta mais indicada para criar padrões e repetições, rapidamente.

Como criar padrão no Illustrator

Existem vários tipos de padrões. Neste artigo iremos focar em 2 principais:

Padrão simples

Repetição com determinado espaçamento entre os elementos gráficos.

Padrão radial

Repetição que para além do espaçamento tem uma componente de rotação.

Padrões simples

1) Em primeiro lugar é necessário criar o objecto que se pretende repetir. Pode-se tratar de uma única forma, ou de um conjunto de formas. No nosso exemplo, e para simplificar todo o processo, considerámos apenas uma forma.

2) Selecciona-se o objecto a repetir, e de seguida no menu “Objecto” em “Padrão” clica-se em “Criar”.

Objecto criar padrão

3) Surgirá uma nova janela (“Opções de Padrão”) de parâmetros e uma mensagem a indicar que o padrão foi adicionado ao painel de apostas. Nas opções é possível parametrizar o tipo de padrão que se pretende, disposição e espaçamento.

Opções de padrão

4) O padrão está feito, e a janela do ponto 3) pode ser fechada (no “X”, canto superior direito).

5) De seguida basta desenhar um sólido na prancheta e seleccionar o padrão correspondente no painel “Amostras”.

Amostras Illustrator

6) Obtemos por fim o padrão completo

Aplicar uma amostra padrão

Padrões radiais

1) Tal como nos padrões simples, é necessário em primeiro lugar desenhar o elemento gráfico que se pretende repetir. Nesta fase é importante verificar as dimensões do objecto para posteriormente escolher o espaçamento entre os objectos repetidos.

2) Selecciona-se o objecto e no menu “Efeito”, “Distorcer e transformar” clica-se em “Transformar…”.

Efeito, distorcer e transformar, transformar

3) Surgirá uma janela com diversos parâmetros. O que nos interessa para o nosso exemplo será apenas o deslocamento da repetição e a respectiva rotação. Assim, em “Girar” colocamos o valor de 90px horizontais, e em “Girar” colocamos 20º.

Para obter uma sequência circular completa, para a rotação escolhida iremos necessitar de repetir 17 vezes. Assim, em cópias o valor deverá ser “17”.

Transformar Efeito

4) Clicando em “OK” é apresentado o padrão radial completo.

Transformar Efeito

5) Em alguns casos pode ser necessário rodar o objecto inicial, de forma à orientação do padrão ser a que se pretende.

 

Criar um padrão no Illustrator é fácil e rápido. O domínio correcto da opção “Padrões” e “Transformar” é essencial para uma maior eficiência. Se gostou deste artigo saiba que temos muitos outros no nosso blog, desde dicas de design gráfico, curiosidades e tutoriais sobre Adobe Illustrator. Se tiver alguma dúvida não hesite em nos contactar. Estamos sempre disponíveis para ajudar em design gráfico ou impressão online.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade