Fazer mapas no Illustrator é algo recorrente na publicitação de lojas, tanto em flyers como em cartões de visita.

Colocar a imagem do mapa retirado do Google Maps ou semelhante, acaba por não ser uma boa solução em termos de design gráfico. No entanto, estes serviços de mapas também não permitem a exportação em vector de forma a ser editável no Illustrator.

A solução passa por decalcar o mapa, adicionando pontos de interesse e até mesmo com a possibilidade de o simplificar de forma a tornar mais óbvia e intuitiva a identificação da localização que se pretende.

Passemos à acção!

Como fazer mapas no Illustrator

Como criar mapas no Illustrator

Em primeiro lugar é necessário obter a imagem do mapa desejado. Pode ser exportado como imagem, ou através de uma captura de tela.

2. Em segundo lugar, insere-se esta imagem no Adobe Illustrator.

3. Começa-se por desenhar, de forma sobreposta às estradas e ruas do mapa, com a ferramenta Caneta. Vias principais e secundárias devem ter cores e largura diferente para uma clareza maior do mapa.

criar estradas no Illustrator

4. De seguida deve expandir o caminho vectorial, de forma a manter a sua aparência caso necessite mais tarde de redimensionar todo o mapa criado.

Criar ruas no Illustrator

5. Desenhe estradas secundárias relevantes.

Criar caminhos no Illustrator

6. Adicione pontos de referência que sejam importantes para a localização de determinado espaço comercial.

Criar mapas com localização no Illustrator

7. Quando o mapa estiver concluído pode apagar a imagem que serviu de base à criação do mapa. Obtendo assim um mapa mais limpo e minimalista.

Mapa em vector no Illustrator

8. Para inclusão num cartão de visita ou num flyer, aconselhamos que adicione uma moldura, e agrupe todos os elementos. Assim, não corre o risco de algum dos elementos se perder na criação da arte gráfica final.

Mapa vectorial para flyers e cartões de visita em vector

Como não existe uma opção gratuita para a exportação de mapas em vector, esta torna-se a única forma gratuita de criar rapidamente um mapa no Adobe Illustrator. Para além disso pode ser personalizado, relativamente a cores, pontos de referência, e eliminados todos os detalhes não relevantes.

Se gostou deste artigo sobre como criar mapas no Adobe Illustrator, pode consultar todos os outros artigos do nosso blog sobre design gráfico, tutoriais de Illustrator, Photoshop, Indesign e muito mais. São mais de uma centena de artigos gratuitos, escritos especialmente a pensar tanto designers em início de carreira, como em designers com experiência e queiram melhorar o seu conhecimento nestes softwares.

Se não é designer, temos também tutoriais sobre Canva e Picsart, duas plataformas que permitem a criação de artes gráficas para quem não tem experiência em design gráfico.

Se pretende imprimir cartões de visita, flyers, roll-ups, ou outros materiais gráficos, a Webnial Gráfica Online é a opção mais cómoda, económica e com melhor qualidade. Pode efectuar directamente a sua encomenda no nosso site, ou em alternativa enviar-nos um email para info@webnial.pt com a solicitação de orçamento ou questões que nos queira colocar. Com atendimento telefónico gratuito, pode também entrar em contacto, se desejar.

Para além do serviço de impressão, dispomos de uma equipa de designers disposta a ajudar a sua marca ou empresa a destacar-se e vender mais.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 31 de julho!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade