Não sabe como criar modelos no Adobe Illustrator? Venha daí, nós explicamos tudo neste artigo, com explicação passo a passo de como criar modelos ou templates no Adobe Illustrator.

Muitas das artes gráficas criadas em design gráfico seguem um determinado padrão de medidas (como por exemplo os cartões de visita, flyers, etc.), ou obedecem a determinadas restrições, como por exemplo nas lonas em que na zona dos ilhós não pode conter texto, sob o risco de este não ficar visível.

Dessa forma, é de estrema importância a criação de modelos, de forma a sistematizar todo o processo rotineiro de criação de arte gráficas.

Como criar modelos no Illustrator main

Como criar modelos no Adobe Illustrator

1. A criação de um modelo no Illustrator é muito semelhante ao processo de criação de um documento comum. Através do menu Ficheiro escolhe-se a opção “Novo…” e de seguida escolhe-se o formato e o número de pranchetas pretendidas para o modelo.

2. Em segundo lugar adicionam-se todos os elementos base ao design gráfico. Pode-se adicionar a sangria/bleed e margens de segurança, ou elementos auxiliares que sejam comuns a todas as artes gráficas com determinada tipologia. Note que um modelo pode ter várias pranchetas.

3. Para guardar o template aceda ao menu Ficheiro, e de seguida clique em “Salvar”. Indique o nome pretendido para o ficheiro, e guarde-o com a extensão Ait (Adobe Illustrator Template). Deve ter em conta que o local preferencial para salvar template é na pasta /Adobe Illustrator 2022/Cool Extras/pt_BR/Modelos. Isto porque por defeito, sempre que acede a Ficheiros > Novo a partir de modelo, é aberta automaticamente essa pasta. Note no entanto que pode guardar modelos em qualquer outra pasta, não sendo isso uma restrição.

Salvar modelo no Illustrator em formato ait

No fundo, um modelo no Illustrator trata-se de um documento comum, com a particularidade de não ser substituído ao guardar. Com documentos modelo, ao guardar, irá surgir sempre uma janela para guardar o ficheiro noutra localização com a extensão Ai.

Os modelos são muito importantes para qualquer profissional de design gráfico, não só pela economia de tempo associada, mas também permitem uma melhor organização e sistematização do processo de trabalho.

Gostou deste artigo sobre como criar modelos no Adobe Illustrator? Temos mais artigos para si no nosso blog. São centenas de artigos sobre design gráfico e industria gráfica. Desde softwares de design gráfico, como é o caso do Photoshop, Illustrator, Indesign, plataformas de design online como o Canva e o Picsart, até detalhes mais técnicos de impressão, como por exemplo qual a diferença entre cores CMYK e cores Pantone, como a diferença entre preto simples e preto composto.

Se está à procura do melhor parceiro de impressão, a Webnial Gráfica Online terá todo o prazer em ajudar. Produzimos desde cartões de visita, flyers, autocolantes personalizados, cartazes, a produtos de grande formato como lonas, roll-ups, entre muitos outros produtos. Pode efectuar a sua compra directamente no nosso site, ou se não encontrar o que procura, entre em contacto connosco, temos todo o prazer em ajudar e encontrar a melhor solução de impressão.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 31 de julho!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade