O Adobe Illustrator é um software vectorial de eleição para muitos designers gráficos. Está repleto de funcionalidade e ferramentas, muitas não tão intuitivas, que procuramos clarificar ao longos dos vários tutoriais presentes no nosso blog.

Neste artigo vamos explicar como incorporar imagens no Illustrator e quais as suas vantagens e desvantagens.

Como incorporar imagens com o painel Links do Illustrator

Por defeito, quando uma imagem é introduzida no Adobe Illustrator, apesar dela aparecer no documento, ela não pertence a esse documento. Ou seja, está vinculada, mas não está incorporada.

Imagem Vinculada

Uma imagem estar vinculada significa que não está incorporada. Ou seja, o Illustrator vai procurar a imagem em determinada localização do computador e apresentá-la.

Na verdade a imagem não pertence ao documento do Adobe Illustrator. Esta apenas está ligada através de determinado link, ou seja, está vinculada a um ficheiro numa determinada localização.

Imagem Incorporada

A imagem incorporada pertence ao documento Illustrator. A informação contida no documento Illustrator inclui a informação gráfica da imagem, e não apenas um link para uma imagem externa a este.

Incorporar imagem no Adobe Illustrator

Vantagens de não incorporar uma imagem

Existem várias as razões que podem justificar a não incorporação de determinada imagem no Adobe Illustrator, das quais:

Tamanho do documento Illustrator mais reduzido

Caso o documento Illustrator não possua imagens incorporadas irá ocupar menos espaço em disco que um ficheiro com imagens incorporadas. Isto é particularmente importante em situações em que seja necessário armazenar várias dezenas ou centenas de ficheiros.
Se tivermos 2 cópias da mesma imagem num documento Illustrator, e se estas estiverem vinculadas apenas, o espaço de armazenamento necessário corresponde apenas a uma imagem. Por sua vez, se incorporar a imagem, o espaço em disco necessário será o dobro.

Alterações em simultâneo

Possibilidade de alterar todas as cópias da mesma imagem dum documento Illustrator em simultâneo. Quando uma imagem está vinculada é possível alterar as imagens apresentadas no documento em simultâneo. Ou seja, as alterações efectuadas no ficheiro original são reflectidas em todas as imagens vinculadas presentes no documento.
Se a imagem for incorporada, e caso seja efectuada uma alteração a esta fora do Illustrator, então deve ser adicionada e incorporada novamente.

Vantagens de incorporar imagens no Illustrator

Caso envie um documento de Adobe Illustrator (formato Ai) para outro computador, a imagem não irá ser apresentada. Isto deve-se ao simples facto de ser necessário a imagem estar na mesma localização (na mesma pasta do computador) para que seja apresentada.

Note que se exportar num formato diferente de Ai, as imagens serão incluídas na exportação. Por exemplo, se exportar o documento Illustrator em Pdf, as imagens irão ficar armazenadas nesse ficheiro.

Dessa forma, sempre que um ficheiro for enviado para impressão deve enviar em Pdf. O formato Ai deve ser usado apenas no caso de todas as imagens serem incorporadas (e o texto ser convertido em curvas, como explicamos noutro artigo).

O design está concluído e falta apenas a impressão? Conte com a Webnial Gráfica Online para dar vida às suas peças gráficas. Sejam elas cartões de visita, flyers, pastas com ou sem abas, autocolantes personalizados, roll-ups ou lonas.

Se necessita de um orçamento personalizado basta que entre em contacto connosco. Temos o maior gosto em poder ajudar.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 28 de março!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade