O Adobe Photoshop é o software de edição de imagem mais famosa no mundo do design gráfico. Não só pela sua antiguidade, mas também pela vasta gama de ferramentas que permitem literalmente transformar qualquer imagem. Hoje em dia este software continua a evoluir adicionando uma componente de inteligência artificial que permite fazer com mais perfeição e mais rapidamente determinadas tarefas, como remover fundos ou eliminar objectos de uma imagem.
É claro que para se alcançar este tipo de maturidade num software foram necessários mais de 30 anos de desenvolvimento. Actualmente a Adobe conta com uma equipa de mais de 100 profissionais dedicados exclusivamente a este projecto.
Todo este esforço operacional tem um objectivo comercial, e não seria de esperar que a Adobe disponibilizasse gratuitamente o Adobe Photoshop. No entanto, neste artigo vamos indicar todas as formas legais e seguras de o fazer.
O Photoshop, com subscrição isolada, está disponível por uma mensalidade de 24,59€. Este pode ser um valor alto para estudantes ou simplesmente aficionados por design gráfico sem objectivo comercial, mas que ao mesmo tempo queiram desfrutar da utilização do melhor software de edição gráfica.
1. Desconto estudante
A Adobe oferece um preçário especial para estudantes. No entanto não está disponível o Adobe Photoshop isoladamente. Apenas disponibiliza um pacote de 20 aplicações, em que o Photoshop é uma delas. O custo mensal é de 19,99€.
2. Versão de demonstração
Todas as ferramentas da Adobe possuem um período gratuito de demonstração de 30 dias. O photoshop não é excepção. Durante este período é totalmente gratuito, e permite uma utilização sem qualquer limitação. Ideal para quem está a dar os primeiros passos no mundo do design gráfico e tem dúvidas sobre qual o melhor software.
3. Descontos pontuais
Pontualmente a Adobe lança campanhas promocionais, sendo que ficam disponíveis neste link.
Se está efectivamente afim de comprar o Adobe Photoshop vale a verificar as promoções disponíveis.
4. Software alternativo grátis
Existem softwares de edição de imagem de boa qualidade, adequados para quem não necessite das ferramentas mais avançadas das últimas versões do Adobe Photoshop. O GIMP, é uma dessas alternativas, já abordado no nosso blog em outro artigo sobre quais os melhores softwares de design gráfico.
O GIMP é um software simplificado, em comparação com o Photoshop, com menos opções e menos ferramentas, e sem capacidade de integrações complexas. No entanto, para edições mais simples é adequado.
5. Clone do Photoshop grátis
O Photopea é um editor de imagem na cloud. Ou seja, não é necessário instalar nenhum tipo de software para começar a usar. É impossível não reparar na semelhança entre o Photohop pela sua aparência.
Pode ser uma alternativa para edições rápidas, quando não se tem instalado no computador um software de design gráfico, no entanto, para uma utilização diária torna-se menos agradável a sua utilização, devido à sua menor fluidez relativamente a um software a rodar directamente num computador.
Se procura tutoriais de design gráfico, consulte o nosso blog, lá encontra conteúdo totalmente gratuito, como tutoriais de Illustrator e Photoshop, dicas e curiosidades.
Se pretender imprimir as suas peças gráficas, conte com a Webnial Gráfica Online, somos especialistas em produção gráfica, desde cartões de visita, flyers, autocolantes personalizados e muito mais.