Nos tempos que correm, distanciamento social e medidas de contenção do novo coronovirus, são sem dúvida temas em voga. O que não esperávamos é de ver marcas a alterar os seus logótipos para promoverem isso mesmo.
Ora, já sabemos que a Google é conhecida pelos seus logótipos temáticos ou doodles. A somar a isto, um utilizador da rede social Reddit publicou uma imagem de uma proposta para um novo Doodle, onde o logótipo possuía um maior distanciamento entre as letras, de forma a simbolizar o distanciamento entre pessoas. Na publicação o autor indicava “Se eu fosse um designer da equipa da Google, isto seria o doodle actual”
Na verdade a Google não aproveitou esta ideia, embora tenha criado vários doodles relacionados com o Covid-19.
Já algumas outras marcas aproveitaram a dica para promover esta ideia, num misto de sensibilização e marketing, criando a sua versão de logótipos Covid-19.
McDonald’s
No caso da gigante McDonald’s os icónicos arcos dourados dividiram-se, numa alusão ao distanciamento obrigatório de prevenção de contágio pelo novo coronovírus. A mensagem foi difundida nas redes sociais e teve o cunho final da agência brasileira DPZ&T.
Coca-Cola
Já a Coca-Cola não se ficou apenas nas redes sociais, e difundiu a sua mensagem na rua, mais concretamente nos outdoors luminosos da Times Square, em Nova Iorque. O slogan foi também ele alterado para “Ficar separado é a melhor forma de permanecer ligado.”
Audi e a Volkswagen
A adesão das marcas ao distanciamento social não se fica por aqui. A Audi e a Volkswagen (ambas do Grupo Volkswagen) fizeram também a sua versão de logótipos Covid-19. No caso da Audi os anéis sobrepostos deram lugar a um novo logótipo com os anéis afastados. Já no caso da volkswagen o “V” e o “W” que se unem ao centro do logótipo afastaram-se.
Mercedes-Benz
A Mercedes-Benz fez também a sua versão de logótipo Covid-19. Neste caso a estrela de três pontas encolheu, e distanciou-se do anel envolvente. O slogan foi também ele alterado para “obrigado por manter a distância”.
Chiquita
Por sua vez a marca Chiquita optou por retirar temporariamente do seu logótipo a “Miss Chiquita”, numa alusão ao isolamento social, num incentivo para as pessoas permanecerem em casa. Este foi um trabalho criativo da agência portuguesa ALICE, YoungNetwork Group.
Mercado Livre
No Brasil o site de vendas Mercado Livre alterou também temporariamente o seu logótipo. Com apertos de mão proibidos, a alternativa bem humorada é uma saudação com o cotovelo.
Jornal Público
Por terras lusas o Jornal Público aderiu também a esta campanha, e decidiu alterar temporariamente o seu logótipo. Sobre o “P”, o espaçamento entre caracteres passou a ser superior, numa alusão ao distanciamento social.
São tempos inéditos, em que assistimos a uma adaptação global não só social mas também a nível corporativo. As empresas têm de ser criativas ao ponto de se adaptarem à nova realidade, e saber comunicar com os seus consumidores de uma nova forma, que não estavam habituadas anteriormente. Nas últimas semanas tudo tem girado à volta da pandemia Covid-19, e estas marcas souberam aproveitar isso mesmo. Não basta comunicar a mensagem certa, o timing deverá ser também o mais oportuno. E aqui conseguiram juntar estes dois ingredientes.
Caso tenha gostado desde artigo, preparámos muitos mais para si. Desde 5 logotipos de marcas que não irá reconhecer, até tutoriais de design gráfico.