O Photoshop é um software de edição de imagem profissional criado pela Adobe, este programa suporta vários modos de cor como o RGB e o CMYK, se quiser saber mais sobre modos de cor leia o artigo disponível no blog.

Existem várias terminologias complicadas na área do design gráfico e para quem é principiante pode ser difícil de perceber cada uma delas, por isso no artigo de hoje iremos explicar sobre a edição de imagens e os modos de cor que deve usar.

Para saber quais as diferenças entre canais de 8 bits e 16 bits no Photoshop e qual o mais indicado para a impressão das suas peças gráficas leia este artigo até ao fim.

Diferenca entre 8bits e 16bits no Photoshop

Diferenças entre 8 bits e 16 bits no Photoshop

O que é a profundidade de bits

A profundidade de bits está relacionada com o número de cortes possíveis em determinada imagem. Ou seja, quanto maior a profundidade de bits, maior o espectro de cor daquela imagem.

Por outras palavras, uma imagem com baixa profundidade de cor não representará fielmente as cores reais de uma fotografia, ao passo que uma imagem com uma maior profundidade de cor terá cores mais aproximadas à realidade.

O que são imagens de 8 bits, 16 bits de profundidade

Uma imagem de 8bits não se trata de uma imagem de 8 cores, mas sim de uma imagem com  256 valores possíveis de cor por cada canal. Ou seja, no caso de uma imagem RGB estamos a falar de mais de 16 milhões de cores possíveis.

Uma imagem de 16 bits, por sua vez, no modo de cor RGB, terá 281 triliões de cores.

Quais as vantagens de uma baixa profundidade de cor (8 bits)?

Baixa profundidade de cor é sinónimo tamanho de ficheiros mais reduzidos, e processamento mais rápido no Photoshop o que acaba por ser uma vantagem em determinados contextos, em que é importante o rápido carregamento da imagem em detrimento de uma cor mais fidedigna.

Quais as vantagens de uma alta profundidade de cor (16 bits)?

Uma alta profundidade de cor é sinónimo de imagens com melhor qualidade no que toca à representação de cor. Isso pode ser vantajoso caso se pretenda efectuar alterações na cor e efeitos no Photoshop.

Para além disso permite também evitar o efeito de banding. Ou seja, em degrades a cor é mais suave, não “saltos” de cor.

Por norma, em edições no Photoshop é recomendável editar imagens em 16 bits, sendo a exportação recomenda-se que seja feita em 8 bits. 

Como alterar a profundidade de cor no Photoshop?

Para alterar a profundidade de cor no Photoshop, basta aceder a Imagem > Modo > 8bits/canal ou escolher 16 bits/canal.

alterar profundidade de cor no Photoshop

Pretende ler mais artigos sobre Photoshop, Illustrator, Indesign e muito mais? Visite o nosso blog com centenas de artigos e tutoriais gratuitos, à distância de um clique.

Se necessitar de ajuda na impressão das suas artes gráficas, a Webnial Gráfica Online terá todo o gosto em poder ajudar. Produzimos desde cartões de visita, autocolantes personalizados, calendários, e muito mais. Visite a nossa loja online, ou em alternativa contacte-nos para orçamento personalizados. Teremos todo o gosto em ajudar.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 31 de julho!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade