O Adobe Illustrator é o software predilecto de grande parte dos designers gráficos. No nosso blog já apresentámos vários tutoriais e dicas sobre este software de design gráfico.
Neste artigo apresentamos mais um tutorial: como criar um efeito pêlo no Adobe Illustrator.
É sabido que o Adobe Illustrator é um software vectorial, e não de edição 3D, mais vocacionado para design gráfico. Apesar de tudo isto é possível com alguns truques criar efeitos tridimensionais bastante interessantes. Não acredita? Siga este tutorial até ao fim.
Como criar efeito de pêlo no Illustrator?
O procedimento é simples caso sejam seguidos todos os passos que indicamos neste tutorial. Tenha em conta que o tamanho da prancheta pode influenciar o detalhe com que o efeito de pêlo é apresentado. Nos exemplos que se segue foi usada uma prancheta com 1000 pixeis de altura. Caso replique os passos indicados abaixo numa prancheta de outras dimensões os resultados poderão ser diferentes.
Passemos à acção:
1. Em primeiro lugar é necessário criar um círculo como apresentado na imagem abaixo (através da “Ferramenta Elipse”), e de seguida aplicar um degradê. Neste caso em particular escolheu-se um degradê simples azul e azul escuro, com uma inclinação de 45º.
2. De seguida copia-se esse círculo e coloca-se mais abaixo na prancheta. Se não sabe como copiar e colar no Illustrator, poderá consultar os nossos artigos anteriores, disponíveis no nosso blog.
3. Agora cria-se uma mesclagem, que não é mais que replicar um número determinado de vezes os objectos anteriores. Para isso:
3.1. Seleccionam-se os 2 círculos e no menu “Objecto”, escolhe-se a opção “Mesclar” e de seguida “Opções de Mesclagem”. Será apresentada uma janela com a parametrização da mesclagem.
Sugere-se que se coloque 300 etapas de mesclagem e de seguida clica-se em “OK”. Quanto maior este valor mais perfeito o resultado final irá ficar, no entanto irá consumir mais recursos de processamento a criá-lo, ou seja, o computador demorará mais tempo a concluir o efeito.
3.2. Concluído o ponto anterior passamos à execução da mesclagem propriamente dita. Para isso acede-se novamente ao menu “Objecto”, opção “Mesclar” e desta vez escolhemos “Criar”. Agora, é só aguardar até o efeito estar concluído. O resultado final deverá ser semelhante à imagem abaixo.
4. Cria-se o caminho ao qual o efeito deve ser aplicado. Neste caso pretende-se que seja aplicado a texto, então desenha-se o caminho correspondente a cada letra. Posteriormente selecciona-se o resultado da mesclagem obtido no ponto 3.2, e o novo caminho, e no menu “Objecto”, “Mesclar” selecciona-se “Substituir lombada”.
A mesclagem é aplicada então ao nosso novo caminho.
4. De seguida no menu “Efeito”, escolhe-se “Distorcer e Transformar” e de seguida “Tornar áspero…” Surgirá uma janela com a parametrização do efeito.
No nosso exemplo parametrizámos tamanho 21% e detalhe 100%. Estes valores podem ser alterados conforme a textura pretendida.
Clicando em “OK” surge o resultado apresentado na imagem abaixo.
5. Opcionalmente pode-se aplicar o efeito “Esvaziar e inflar” (presente no menu “Efeito” e “Distorcer e Transformar”). Isto irá alterar a apresentação da textura final.
6. Resta-nos copiar o efeito para todo o texto, repetindo o ponto 4 para cada letra.
7. Aplicam-se alguns ajustes ao texto e já está!
Podemos ver na imagem abaixo a textura em mais detalhe.
Esperamos que tenha gostado deste tutorial, e que venha a ser útil no futuro. Caso tenha alguma dúvida contacte-nos. Teremos todo o gosto em ajudar e responder a todas as suas questões.
Se necessita de produzir os seus trabalhos gráficos, saiba que pode contar com a Webnial Gráfica Online. Poderá encomendar online, ou em alternativa enviar-nos um email para obter um orçamento personalizado.