Com a quantidade de ferramentas disponíveis no Illustrator é possível que não conheça a maior parte, e por vezes demore demasiado tempo em certos processos que seriam muito mais rápidos e simplificados se tivéssemos conhecimento prévio destas.
Mas a verdade é que na área do design estamos continuamente a aprender técnicas novas e a explorar conceitos diferentes. Por isso vamos falar de um grupo de ferramentas bastante úteis, são elas as Réguas, Grades e Guias do Adobe Illustrator.
O que são as Réguas, Grades e Guias do Illustrator
Réguas
As Réguas são usadas para medir e inserir objetos e imagens na prancheta com extrema precisão. O ponto em que vemos o “0” é chamado o ponto de origem da régua.
Réguas globais
As réguas globais têm como referência determinado documento do Illustrator, independentemente das pranchetas contidas neste.
Réguas de prancheta
As réguas da prancheta têm como referência a prancheta seleccionada.
O utilizador pode selecionar uma dessas réguas individualmente ou todas em conjunto. A diferença é que nas Réguas de prancheta o ponto de origem muda consoante o posicionamento da prancheta selecionada e pode também configurar onde se pretende o ponto de origem.
Para poder mostrar e ocultar as Réguas, deve selecionar no painel superior a opção Exibir – Réguas – Mostrar/Ocultar Réguas, ou pelo atalho de teclado CMD + R ou CTRL + R (Mac e Windows respectivamente). No caso de querer alternar entre as duas réguas pode selecionar no painel superior Exibir – Réguas – Alterar para Réguas globais/Réguas da prancheta, ou pelo atalho de teclado Alt + CMD + R (Mac), ou Alt + CTRL + R (Windows).
Grades
As Grades são elementos auxiliares com o propósito servir de referência ao designer. Estas não serão impressas.
Para mostrar e ocultar as grades basta aceder ao painel superior, Exibir – Mostrar/Ocultar grade, ou a partir do atalho CMD + “ (Mac) ou CTRL + “ (Windows). Pode também especificar que espaçamento é que pretende entre as linhas de Grade ou até os estilos de Grade, estas configurações estão disponíveis no painel superior em Illustrator – Preferências – Guias e grade.
Opções de Ajuste de Grade
Outro detalhe importante é a possibilidade de encaixar os objetos na grade. Isto é particularmente útil quando há a necessidade de cumprir escrupulosamente os espaçamentos e dimensões dos objectos. Para activar esta opção basta aceder ao menu Exibir – Encaixar na Grade.
Guias
As Guias são outra forma de orientação visual para poder mover e posicionar objetos gráficos e elementos de texto nas pranchetas de forma mais precisa.
Existem vários tipos de guias:
Guias de Régua: são guias verticais ou horizontais criadas a partir de um Segmento de Linha que é convertido em Guia.
Objetos de Guia: objetos ou formas gráficas vectorizados que são convertidos em Guia.
De forma a garantir que as Guias não interferem com a arte gráfica quando selecionar objetos, existe a possibilidade de Bloquear Guias através do menu Exibir – Guias – Bloquear guias, através do botão direito do rato seguido dessa opção, ou ainda através do atalho do teclado do Illustrator Alt + CMD + ; (Mac) ou Alt + CTRL + ; (Windows). Para ativar as Guias deve selecionar no menu Exibir – Guias – Mostrar/Ocultar Guias, ou clicando com o botão direito do rato (com a guia seleccionada), e escolher a opção pretendida (ver imagem abaixo).
Se pretender outras configurações como os estilos de Guia ou alterar a cor das Guias, deve aceder ao menu Illustrator – Preferências – Guias e Grade.
Estes pequenos detalhes podem poupar bastante tempo quando pretende completar um design de forma rápida e com a arte gráfica alinhada. Necessita de ajuda no design gráfico ou na impressão dos seus trabalhos? Na Webnial Gráfica Online podemos ajuda, caso não encontre o que pretende online, entre em contacto connosco para um orçamento personalizado.