O grande desafio na personalização textil está em garantir a qualidade a um preço acessível. Existem métodos de personalização bastante económicos que pecam pela curta durabilidade. Por outro lado temos métodos de maior durabilidade mas com preços demasiado altos.
No pedido de orçamentos para personalização de vestuário, seja t-shirts para eventos ou indumentária profissional, é muito importante o cliente solicitar a especificação do método de personalização, evitando assim desagradáveis surpresas.
Mas afinal qual o segredo para personalização textil com a melhor relação qualidade preço? Isso é o que vamos explicar neste artigo, dando destaque para dois métodos de impressão chamados serigrafia e flex.
O que é a Serigrafia?
Serigrafia é uma técnica de personalização onde tinta é aplicada directamente no tecido, através de uma tela especial para o efeito, chamada de matriz serigráfica.
Vantagens
Preço (mais de 100 un.)
A serigrafia é um método de personalização económicamente viável para quantidades superiores a 100 un.
Durabilidade
Com grande resistência à lavagem, apresenta uma boa durabilidade mesmo para lavagem industrial.
Desvantagens
Preço (menos de 100 un.)
Para baixas quantidades é um método de personalização inviável. Isto deve-se a dois factores principais: pelo tempo de preparação da matriz serigráfica, e custos fixos de produção.
Dados variáveis
Com serigrafia toda a produção deve seguir exactamente a mesma arte gráfica. No caso de vestuário desportivo, por exemplo, em que é necessário aplicar o nome do atleta, a serigrafia torna-se inviável.
Cores especiais
Apesar de existirem tintas serigráficas com o objectivo de imitar cores especiais, como ouro e prata, a verdade é que o resultado final pode ficar aquém das expectativas.
Elasticidade
Equipamento desportivo (100% poliester) tem a particularidade de ter alguma elasticidade. Esta característica é importante na hora de escolher o método de personalização mais adequado, isto porque as tintas serigráficas não possuem elasticidade, o que faz com que com o uso e lavagens a personalização acabe por fissurar.
O que é Flex têxtil?
Flex têxtil trata-se de um processo de personalização em que é efectuada a termocolagem de uma película de poliuretano no vestuário, com determinada forma previamente cortada. Existem dois tipos de flex: flex de corte, e flex de impressão.
Flex de corte
O flex de corte trata-se de recorte de uma película de uma determinada cor. Caso se pretenda personalizar a peça em questão com 3 cores, estas deverão ser recortadas individualmente. é perfeito para as tendências atuais de designs minimalistas com poucas cores.
Flex de impressão
O flex de impressão é em tudo idêntico ao flex de corte, com a particularidade de poder ser impresso. Caso se pretenda personalizar uma peça de vestuário com degradês, imagens ou fotografias isso é possível.
Vantagens
Preço (< 100 un.)
Este é um método de personalização bastante competitivo para pequenas quantidades (tipicamente para menos de 100 unidades).
Solução ecológica
A composição à base de poliuretano ecológico torna todo o processo amigo do ambiente.
Durabilidade
O flex é extremamente durável, podendo mesmo ser lavado várias centenas de vezes sem desbotar. É compatível também com lavagem industrial.
Dados variáveis
É possível criar variações na arte gráfica sem que isso encareça significativamente o custo de produção. É por isso ideal para camisolas de desporto, em que cada uma dispõe do nome do atleta.
Cores especiais
Para dourados, prateados e fluorescentes perfeitos, o flex é a escolha certa.
Elasticidade
O flex é um material elástico, ideal para estampa de vestuário desportivo, garantido uma durabilidade em perfeitas condições (sem fissurar).
Desvantagens
Letras pequenas
A maior limitação do flex é a dificuldade que existe quando se pretende incluir uma arte com texto pequeno.
Preço (> 100 un.)
O flex têxtil é um método economicamente inviável para quantidades superiores a 100 unidades.
Então qual escolher, serigrafia ou flex?
Cada caso é um caso. Optar por serigrafia ou flex irá depender de vários factores entre os quais a quantidade de peças de vestuário a personalizar, o tipo de tecido, se existem dados variáveis, e dos tipos de cores que se pretendem aplicar.
Abaixo encontra uma tabela resumo para melhor visualizar a comparação entre um e outro método.
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