Porquê fazer calendários personalizados?
Já pensou que calendários personalizados com o branding da sua empresa podem ser uma excelente aposta na divulgação do seu negócio? A verdade é que muitas pessoas os usam, especialmente em escritórios, e irão ficar gratos por receber algo gratuito e útil ao mesmo tempo.
Apesar de dispor do calendário no smartphone e computador, é muito mais rápido consultar um calendário que está na secretária, mesmo ao seu lado, que abrir a aplicação. Apesar da tecnologia ajudar em muito o nosso dia a dia, a verdade é que calendários tradicionais são mais rápidos de consultar.
Ao contrário de outros produtos publicitários, os calendários personalizados ficam expostos, ou na secretária, ou na parede. Todas as pessoas que entrem naquele escritório irão reparar no seu calendário. Assim torna-se um meio de publicidade grátis, durante todo o ano para a sua empresa.
É possível imprimir calendários personalizados em vários formatos. Desde calendários de bolso, calendários de mesa, calendários de secretária ou calendários de parede, as opções são várias. Cada uma delas têm particularidades que importam detalhar. Assim, explicamos abaixo as características de cada tipo de calendário, e algumas ideias de utilizações criativas.
Se está a pensar imprimir calendários personalizados, vale bem a pena ler até ao fim.
4 tipos de calendários personalizados
Calendários de Bolso
Os calendários de bolso, não são mais que cartões de visita com os dados da empresa na frente e o calendário anual no verso. O seu formato é, normalmente, 8,5 x 5,5cm. São produzidos num papel de gramagem alta, e é comum recorrer-se a plastificação mate ou plastificação brilho para conferir maior durabilidade, e garantir que mesmo guardando na carteira este se mantém como novo.
Seja em clínicas médicas, salões de beleza, e muitas outras actividades, um problema comum é o não comparecimento dos seus pacientes ou clientes. Isto porque se esquecem do dia ou hora em que a consulta foi agendada. Uma das formas eficazes de evitar tal situação é fornecendo um cartão de visita, com a data da próxima consulta/marcação e um calendário anual no verso. Desta forma, será muito menos provável haver confusão ou esquecimento da data.
Um dos motivos pelo qual os seus clientes irão guardar o cartão de visita é devido à sua utilidade. Têm um calendário sempre à mão. Criando um cartão com informação ainda mais útil, relacionada com a sua área de negócio, garante que os calendários de bolso terão ainda mais sucesso.
Por exemplo, no caso de calendários de bolso de farmácias pode ser adicionada a informação de qual farmácia está de serviço em determinado dia. Isso é uma informação útil, e qualquer pessoa terá todo o gosto em guardar esse calendário todo o ano, para consulta se necessário.
Calendários de Mesa
É impossível não ter reparado neles. Isto porque onde estão dão nas vistas. Tratam-se de calendários, em forma triangular, que são colocados nas secretárias ou ao balcão de estabelecimentos comerciais. Podem ser constituídos por uma única cartolina (monofolha), ou por várias folhas (uma diferente para cada mês – multifolha).
Os calendários de mesa monofolha têm a vantagem de ser um produto com uma excelente relação qualidade preço, uma vez que cada unidade tem um custo inferior a 0,40€ (impressão em papel couché de 350g/m2 com plastificação, e portes de envio incluídos). Se procura calendários de mesa baratos, esta é a melhor opção.
Por outro lado, os calendários de mesa multifolha oferecem uma folha diferente para cada mês. Isto significa que o calendário ficará maior, e consequentemente mais visível, e existe a possibilidade de adicionar uma imagem, ou publicitar um produto diferente em cada página.
Uma vez que são compostos por várias páginas, unidas por uma espiral metálica, acabam por ter um preço superior aos calendários monofolha. Porém são uma solução mais completa e com maior potencial publicitário.
Em determinados negócios, alguns produtos são sazonais, isto é, vendem-se apenas em determinadas épocas do ano. Neste caso os calendários multifolha podem fazer todo o sentido uma vez que permitem colocar diferentes publicidades em cada página/mês. Ora vejamos: uma empresa de climatização pode publicitar equipamentos de aquecimento nos meses de inverno, e equipamentos de arrefecimento nos meses do verão. E na primavera? Nessas alturas, mais propensas a alergias, podem ser publicitados os sistemas de purificação do ar. Assim é possível preencher todas as páginas do calendário com diferentes produtos, e fazer uma publicidade mais eficaz.
Os calendários multifolha têm um preço unitário de 1,15€ (impressão com portes de envio incluídos).
Calendários de Secretária
Os calendários de secretária personalizados podem ser de dois tipos: ou de folha única, ou bloco de folhas.
Os calendários de secretária de folha única são plastificados de forma à sua durabilidade ser superior, e para que fiquem sempre com aspecto como novo. Estes calendários podem ser personalizados com logotipo da empresa, serviços, imagens, para além de calendário anual.
Os calendários de secretária em bloco possuem várias folhas. Basicamente trata-se de um bloco de notas em formato A3 ou A2, com o calendário anual, e que pode ser personalizado com a identidade visual da sua empresa. É possível nos calendários de secretária em bloco fazer anotações, uma vez que são impresso em papel Ior (papel apropriado para escrita). Quando quiser pode arrancar a folha de cima, e ficará com uma nova folha limpa para escrever.
Calendários de Parede
Os calendários de parede dão nas vistas. Tanto por serem colocados na parede de escritórios e estabelecimentos comerciais, como pela sua dimensão. Podem ser produzidos em formato A3, ou formato A2. E se dão nas vistas, isto significa que os calendários estão a fazer publicidade grátis para a sua empresa.
Tal como os calendários de mesa, os calendários de parede estão disponíveis em 2 versões, monofolha e multifolha. Se o orçamento para aquisição de calendários é limitado, a recomendação recai sobre o produto mais barato (calendários monofolha), se por outro lado pretende a solução com mais impacto visual, então os calendários multifolha farão um excelente trabalho na divulgação da sua empresa.
Fazer calendários é muito mais que simplesmente colocar os meses do ano. O importante é adicionar uma boa dose de criatividade, e pensar bem que informação o calendário deve conter, de forma a tornar-se ainda mais útil, de forma a que todas as pessoas queiram ter um.
Tomemos como exemplo uma empresa comercializadora de produtos agrícolas, os seus clientes ficarão agradecidos se lhes for dado um calendário com informação sobre colheitas agrícolas. Assim como um gabinete de contabilidade poderá oferecer aos seus clientes um calendário com datas fiscais importantes. Assim como uma agência de viagens sugerir, ao longo do calendário, os melhores meses para visitar cada destino turístico.
Criar calendários personalizados é uma excelente forma de comunicação e de estabelecer contacto com novos clientes. Este tipo de publicidade, apesar de não ser tão eficaz em campanhas de curto prazo, é bem útil no médio e longo prazo de forma a aumentar a reputação da sua empresa. Para além disso, é uma forma extremamente barata de chegar a um elevado número de pessoas, e com isso vender mais.
Caso pretenda impulsionar vendas no curto prazo, são recomendados outros tipos de publicidade, como flyers, folhetos, banners, lonas, etc.
A Webnial Gráfica Online dispõe de designers que poderão ajudar na criação de criação dos seus calendários. Basta que nos contacte, e atenderemos o seu pedido personalizado.