O Canva é uma plataforma online gratuita já abordada no nosso blog em vários artigos. Apesar de não ser uma ferramenta para profissionais, é intuitiva para quem não tem muitos conhecimentos de design, e pretende criar uma arte gráfica para impressão, rapidamente.

Já abordámos, nos vários tutoriais, como criar cartões de visita no Canva e como criar autocolantes no Canva. Neste artigo é a vez de demonstrar como criar cartões de marcação no Canva.

Como fazer cartões de marcação no Canva

O que são cartões de marcação

Os cartões de marcação são um tipo de cartão de visita que para além de incluir a identidade corporativa da marca, contactos e redes sociais, apresenta também no verso do cartão uma tabela de marcação da próxima consulta ou tratamento. Este tipo de cartões são úteis para que o cliente guarde o próximo agendamento, evitando que não compareça por esquecimento.

Os cartões de marcação são comuns em áreas profissionais onde o serviço requer uma reserva prévia por parte do cliente, por exemplo, em centros de estética, salões de cabeleireiro, massagistas, dentistas.

Tipos de papel e formatos para um cartão de marcação

Um cartão de marcação terá os mesmos formatos que um cartão de visita comum, ou seja, 8,5 x 5,5 cm ou 9 x 5 cm.

Os cartões de marcação são normalmente impressos em papel couché mate, ou em alternativa em papel Ior. Estes dois suportes permitem uma secagem rápida da tinta de esferográfica.

Como fazer cartões de marcação no Canva: tutorial passo a passo

1. Pesquisar cartões de visita no Canva

Em primeiro lugar aceda ao Canva, e na barra de pesquisa introduza “cartão de visita”. Serão sugeridos vários formatos. Deve escolher a dimensão que pretende. No nosso exemplo iremos usar o formato 8,5cm x 5,5cm.

Pesquisar cartões de visita no Canva

2. Templates de cartões de visita

O Canva oferece um leque de templates gratuitos para cartões de visita. Caso não queira criar um design de raiz pode optar por escolher um template, alterar apenas a informação e seguir o passo 7 para adicionar tabelas no verso do cartão de marcação. No menu lateral esquerdo tem a opção “Templates” para o efeito.

É bom frisar que uma regra importante em design é precisamente a autenticidade. Os templates podem ser uma solução rápida para a criação de um cartão de marcação, no entanto recomendamos a criação de um design de raiz. Caso pretenda ajuda profissional, pode entrar em contacto connosco através da página de contacto. A nossa equipa de designers terá todo o gosto em poder ajudar.

3. Escolher um fundo para o cartões de marcação no Canva

Pode criar um design simples, incluindo apenas o seu logotipo e os contactos num fundo em branco na frente do cartão e as tabelas para as informações do cliente no verso.

Escolher um fundo para o cartão de marcação no Canva

Caso pretenda algo mais singular, pode escolher uma imagem ou um fundo de colorido.

4. Adicionar um elemento gráfico com transparência

No nosso exemplo adicionámos um quadrado e aplicamos uma transparência.

No menu lateral esquerdo do Canva, na opção “Elementos”, existem várias categorias de elementos gráficos, um deles sendo “Linhas e formas”, nessa categoria deve escolher uma forma quadrada, redimensionar até preencher todo o fundo do seu cartão.

Adicionar um elemento gráfico com transparência no Canva

Após redimensionar deve alterar a transparência, na barra de ferramentas do lado superior direito tem o ícone de “Transparência”, escolha uma percentagem que não oculte totalmente a imagem de fundo mas que permita uma boa leitura de qualquer elemento de texto que adicionar.

5. Adicionar o logotipo no cartão de marcação

Para adicionar o seu logotipo pode simplesmente fazer Upload do seu ficheiro de imagem. Para isso deve criar uma conta no Canva e terá a permissão de fazer upload de ficheiros.

Adicionar o logotipo no cartão de marcação

6. Adicionar elementos de texto com os contactos

Para adicionar os seus contactos necessários deve adicionar elementos de texto, essa opção encontra-se no menu lateral esquerdo com o nome “Texto”. Existem várias combinações tipográficas disponíveis.

Adicionar elementos de texto com os contactos no Canva

7. Criar a tabela ou grelha do cartão de marcação no Canva

O Canva possui vários estilos de tabelas. Basta que pesquise o termo “tabelas” na barra de pesquisas do menu lateral esquerdo.

Fazer download do cartão de marcação no Canva

Pode alterar a sua tabela consoante a sua preferência e incluir o número de colunas e linhas que desejar.

8. Fazer download do cartão de marcação no Canva

Terminado o design do seu cartão de marcação, deve fazer download da arte gráfica. Pode consultar mais detalhes no nosso artigo como exportar no Canva em alta resolução.

Fazer download do cartão de marcação no CanvaPretende efectuar a impressão dos seus cartões de marcação? Na Webnial Gráfica Online podemos ajudar. Efectuamos a produção de cartões de visita, cartões de marcação, autocolantes personalizados, entre muitos outros produtos.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.

INDIQUE O SEU EMAIL, E RECEBA O CUPÃO
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba todas as promoções por email!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade
Receba 7€ de desconto na sua 1ª encomenda
Cupão válido até dia 30 de junho!
Inscrever
Consinto o tratamento dos dados para uso de acordo com a política de privacidade