Num mundo em que a publicidade online ganha cada vez mais adeptos, será que a publicidade impressa ainda faz sentido? Esta é a questão que muitos marketers e empreendedores fazem, e as respostas por vezes podem não ser tão obvias como seria desejado.
Apesar de publicidade impressa parecer coisa do passado, a verdade é que a impressão de flyers e outros meios de comunicação offline tem aumentado exponencialmente na última década. Não só pelo seu custo cada vez mais baixo, mas também porque todo o processo de compra se tornou mais fácil e rápido. Já imaginou comprar flyers e receber a sua encomenda no dia seguinte? Isto é possível graças à evolução tecnológica da industria gráfica, e ao recurso de equipamentos de impressão mais eficientes.
Publicidade online é mais barata?
Não. Na verdade há vários anos atrás o custo da publicidade online era mais competitiva do que é hoje. As grandes marcas passaram gradualmente a apostar no mercado online (em detrimento da publicidade em televisão, por exemplo), o que fez com que os preços da publicidade online se tornassem mais elevados.
Ao contrário da publicidade impressa, o custo da publicidade online rege-se pela lei da procura e oferta. Pagará por cada clique ou por cada número de visualizações que a publicidade tiver. Assim, várias empresas “lutam” por determinado espaço publicitário, ganhando aquele que apresenta a maior oferta. Este valor é variável. Em determinados casos um clique poderá mesmo superar os 3€, sem que isto garanta uma venda.
Na publicidade impressa o custo de produzir um determinado número de flyers é o mesmo, independentemente do publico alvo, e da concorrência. Assim, o esforço tem de recair em criar a melhor peça publicitária possível, de forma a chamar mais a atenção e obter maior sucesso.
O custo por cada flyer é menor que 0,01€ (sim, leu bem, menos que um cêntimo), isto significa que é muito barato imprimir flyers (tomando como exemplo uma encomenda de 5000 flyers A6).
Publicidade online é melhor para nichos de mercado?
Pode ser uma forma eficaz, mas não será eficiente de uma perspectiva de optimização do retorno do investimento. O que isto quer dizer? Que a publicidade impressa pode lhe trazer mais clientes, por um custo mais baixo, desde que feita da forma certa.
Imaginemos que o publico alvo são senhoras dos 30 aos 40 anos, que vivam a 5 km de uma determinada loja. Caso efectue uma publicidade online para este público, terá centenas de outras empresas a competir com a sua publicidade. Mesmo que tenha um custo baixo por clique, isto deve-se ao facto do algoritmo responsável por gerir a publicidade apresentar em primeiro lugar a publicidade a quem habitualmente clica num grande número de publicações, sem que isso implique que haja um interesse efectivo. Clica apenas por curiosidade.
Ao fim de algum tempo, após criar a sua publicidade online verifica que alcançou um vasto publico, mas não concretizou vendas, ou as que concretizou são em número muito reduzido, quem do esperado.
Neste caso, uma alternativa viável seria optar pela publicidade impressa (ou também chamada de publicidade offline). Na impressão de flyers ou outro tipo de peças publicitárias, existe uma maior liberdade no que respeita à criatividade. Isto porque não há uma limitação da informação a colocar, nem do formato (ao contrário da publicidade digital limitada tanto no formato como na quantidade de texto a apresentar). A imaginação será o limite.
Por outro lado, uma vez que se trata de um negócio local é fácil a distribuição de publicidade pelo público que se pretende. Caso o orçamento seja limitado, e tomando como exemplo de novo o público feminino dos 30 aos 40 anos, deverá encontrar locais frequentados por esta faixa etária. Isso pode implicar estabelecer parcerias com outros negócios (neste exemplo específico algumas possibilidades seriam clínicas de estética, lojas de roupa, lojas de produtos de beleza, entre outros).
3 factores que podem aumentar bastante o sucesso da sua campanha publicitária impressa
Ofertas ou promoções
Um potencial cliente, que já seja cliente da concorrência apenas arriscará experimentar comprar numa nova loja se o custo/risco for relativamente baixo. Isto quer dizer que uma oferta ou uma promoção poderá ser crucial para a conversão de novos clientes que se mostrem relutantes à mudança. Se o produto/serviço lhe agradar, então muito provavelmente irá voltar a comprar, e o desconto inicial acabou por compensar no médio prazo.
Criatividade, design e qualidade
Mesmo que tenha uma excelente promoção, venda um excelente produto/serviço, mas o flyer não esteja apelativo, o potencial cliente não se sente tentado a experimentar ou comprar.
Por outro lado, caso haja uma boa conjugação entre a criatividade, o design e a qualidade de impressão, então a publicidade tem tudo para dar certo, e isso é sinónimo de vendas.
Selecção dos locais de distribuição
Embora seja um factor básico, principalmente os pequenos negócios tendem a menosprezá-lo.
Tomando novamente o exemplo do público alvo indicado anteriormente (público feminino dos 30 aos 40 anos, que vivam a 5km de determinada loja), suponhamos que em cada 10 flyers distribuídos dentro deste target, 1 converte em vendas. Então temos uma taxa de conversão de 10%.
Se por outro lado em vez da publicidade ser distribuída dentro deste público, for distribuído ao público em geral, e supondo que em cada 20 pessoas existam 10 pessoas dentro do target indicado, então a taxa de conversão será de apenas 5%.
Tal como indicado anteriormente, a publicidade deverá ser adaptada ao público alvo. Caso deseje poderá contactar-nos para aconselhamento personalizado e gratuito, teremos todo o gosto em poder ajudar.