Já abordámos noutros artigos a importância de criação de cartões de visita, e como são um elemento fulcral no marketing de qualquer marca. Se quiser causar uma boa primeira impressão, então deve criar cartões de visita com um design atractivo e com uma qualidade de impressão exímia.
Mas nem todos os cartões de visita são iguais em todas as áreas de actividade. Não só as informações diferem, como a utilidade acaba por ser outra. Neste artigo iremos abordar a diferença entre cartões de visita, marcação e fidelização.
Cartões de visita
É considerado cartão de visita, um pedaço de papel de gramagem alta, com formato 8,5×5,5cm ou similar, que contém o logotipo de determinada empresa e os respectivos contactos, assim como redes sociais, website, entre outras informações. Pode ser composto por impressão apenas numa das faces (impressão 4/0 cores), ou em ambas as faces (impressão 4/4 cores).
Este tipo de cartão é usado na maioria das áreas de actividade, como imobiliárias, escritórios de advogados, lojas, etc.
Cartões de marcação
À semelhança dos cartões de visita, os cartões de marcação são um pedaço de papel com gramagem alta (tipicamente 350g/m2) e partilham o mesmo formato (8,5×5,5cm ou 9,0×5,0cm).
Possuem no entanto uma particularidade que os distingue dos cartões de visita convencionais. No verso possuem uma tabela ou grelha, em que é possível anotar o próximo agendamento, sessão ou consulta. Assim, a probabilidade do cliente/paciente se esquecer do compromisso e faltar é bastante menor.
Este tipo de cartão é usado nalgumas áreas de actividade específicas, como centros de estética, cabeleireiros, clínicas médicas, entre outros serviços que operem por marcação.
Cartões de fidelização
Cartões de fidelização, e passando a redundância, servem para fidelizar clientes. Mas como? Normalmente é prometida uma oferta ou desconto caso atinja um determinado número de compras.
Assim, os cartões de fidelização são em tudo idênticos aos cartões de visita, com exceção do verso, em que é apresentada uma tabela que irá ser carimbada por cada compra realizada pelo cliente. Ao preencher toda a tabela, o cliente terá direito ao desconto ou oferta assinalados.
Este tipo de cartão é bastante usado na área da restauração. É importante ressalvar que esta estratégia de marketing é mais eficiente quanto mais atractiva for a oferta. O número de compras necessárias até completar a tabela pode variar de cinco a dez.
Cartões de fidelização podem ser impressos em papel couché (caso em vez de um carimbo se efectue uma rubrica com esferográfica), ou em papel Ior ou outro sem verniz (caso se opte pelo carimbo).
Para cada área de actividade existem diferentes cartões de visita que apesar de terem o mesmo propósito diferem nalguns detalhes.
Extra: Calendários de Bolso
Os calendários de bolso não são mais que cartões de visita e calendários em simultâneo. O seu formato é idêntico aos cartões de visita convencionais. A frente é preenchida com o logotipo, contactos e informação relevante, e o verso é composto por um calendário semestral ou anual. Os calendários de bolso são um misto de peça publicitária e utilitário.
Esperamos ter ajudar a desmistificar a diferença entre cartões de visita, marcação e fidelização. Apresentámos ainda um outro tipo de cartão, o calendário de bolso que pode ser usado não só para promover determinada empresa, como acaba por ter uma utilidade prática.
Se já decidiu qual o calendário que pretende, está na hora da impressão. A Webnial gráfica online pode ajudar nessa tarefa. Pode encomendar cartões de visita directamente no nosso site.